Vila Franca de Xira cria balcão inclusivo para pessoas com deficiência
Serviço entrou em funcionamento na terça-feira, 2 de Abril, na Loja do Munícipe da cidade
A Câmara de Vila Franca de Xira faz mais uma aposta no caminho da inclusão ao criar um serviço de atendimento único, direccionado para pessoas com deficiência, incapacidade e suas famílias. O Balcão da Inclusão resulta de um protocolo assinado entre a autarquia e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), assinado na terça-feira, 2 de Abril, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.
O Balcão da Inclusão funciona na Loja do Munícipe e vai contar com “atendimento especializado contribuindo para um mais fácil acesso à informação e pleno exercício de cidadania por parte daqueles que venham a recorrer a este serviço”, considerou o presidente do município, Alberto Mesquita (PS), na cerimónia.
A secretária de Estado congratulou o município por avançar a bom ritmo com as temáticas da inclusão, assinalando que a abertura deste serviço é “mais um marco da caminhada deste município no sentido certo”.
Os Balcões da Inclusão cumprem três anos de implementação, estando presentes em 18 centros distritais da Segurança Social do país, no INR, em Lisboa, e em cerca de meia centena de câmaras municipais. A secretária de Estado considerou que numa primeira fase de instalação destes balcões percebeu-se que tinham sido uma aposta ganha, tendo-se observado até finais de 2018, mais de 30 mil atendimentos.
Vila Franca de Xira junta-se agora aos cerca de 50 municípios com Balcão da Inclusão. Mas o caminho “ainda é longo”, adverte a governante, referindo-se aos cerca de 250 municípios que ainda carecem deste serviço.
A vereadora Manuela Ralha mereceu o elogio da secretária de Estado, por trazer para o executivo camarário “uma sensibilidade muito especial para a problemática” da inclusão “levando a efeito as medidas necessárias porque as vive e experiencia”, na primeira pessoa. A O MIRANTE, a vereadora que se assume “activista dos direitos das pessoas com deficiência” enaltece a importância deste novo serviço de atendimento para travar a “falta de acesso à informação especializada”. O balcão vai funcionar por marcação, com possibilidade de deslocação dos técnicos mediante pedido e necessidade de quem o procure. Ao serviço estão afectos três técnicos do município que receberam formação pelo INR, estando ainda disponível o atendimento em língua gestual.