uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vinte jovens uma semana em Coruche na missão repórteres do ambiente
Jovens vão ser repórteres do ambiente durante uma semana

Vinte jovens uma semana em Coruche na missão repórteres do ambiente

Vinte jovens de Portugal, Turquia, Grécia e Malta participam na missão internacional Jovens Repórteres do Ambiente, que decorre em Coruche, a capital mundial da cortiça. Um bom mote para estes jovens que se preocupam com a natureza e o meio ambiente. Na vila ribatejana, os estudantes vão ficar a saber mais sobre esta árvore protegida por lei, sobre um dos produtos que ela dá e que muito contribui para as exportações, a cortiça, e sobre todo o ecossistema ligado ao montado, ao rio, às barragens e à floresta do concelho.
Os jovens instalaram-se na Herdade da Agolada de Cima num cenário de comunhão com a natureza, rodeado de floresta. Na iniciativa participa um jovem de Coruche que estuda Comunicação em Lisboa, mas que todos os fins-de-semana faz questão de ir à sua terra, onde faz rádio na Rádio Voz do Sorraia. Miguel Carvalho já tinha participado nestes programas a nível local quando estudava em Coruche e a interacção com jovens de outras zonas do país, como Braga ou Aveiro, além dos oito estrangeiros, é uma forma também de dar a conhecer a sua visão sobre o concelho.
O Município de Coruche está há 15 anos envolvido no projecto de Jovens Repórteres para o Ambiente e já ganhou alguns prémios nacionais com alunos das escolas do concelho. Foi isso que pesou na escolha do concelho. Os jovens vão ficar a conhecer várias áreas e sectores de actividade, como por exemplo a uma exploração de gado asinino, que se dedica à exportação de leite de burra, além de passarem por fábricas de cortiça e de arroz, e pelo Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
Catarina Oliveira, de 17 anos, é uma das participantes na iniciativa e diz que vai fazendo tudo para proteger a natureza, sublinhando que estas missões de Jovens Repórteres do Ambiente são importantes para aumentarem a consciência ambiental e alertarem para a protecção do planeta. Miguel carvalho diz que nunca tinha feito reportagens sobre meio ambiente nem nunca tinha pensado fazer. Mas faz questão de dizer que “Coruche é um concelho verde, que pensa e tem medidas para o meio-ambiente”. Uma das vantagens da iniciativa é permitir um contacto directo com a natureza. Todos os jovens são unanimes em dizerem que antes de reciclarem há muito que se pode fazer, como evitar utilizar plásticos ou reutilizar os materiais. Diogo Martins é um dos que está preocupado com a proliferação de plásticos, sobretudo nos mares e acredita que os mais novos estão a ter mais atenção ao ambiente.

Vinte jovens uma semana em Coruche na missão repórteres do ambiente

Mais Notícias

    A carregar...