Cavaleiro Andante

Duas cabras de Tomar.
O Cavaleiro Andante tem uma costela ali para os lados de Tomar mais concretamente na margem da ribeira de Ourém que passa em Chão de Maçãs, essa terra que tem uma rua ao meio partilhada a meias por dois concelhos (Ourém e Tomar). É ali por perto que uma velha senhora ainda fabrica queixo como antigamente. O Cavaleiro Andante foi ver a queijaria e ouviu esta linda história de duas belas cabras que quase vieram comer à minha mão. Dias antes tinham causado rebuliço na casa porque deixaram de dar leite suficiente para fazerem funcionar a queijaria. Como ali para os lados de Chão de Maçãs o dormir não é sustento, a queijeira contou que só descobriu o mistério da falta de leite das cabras porque resolveu espreitá-las até descobrir quem era o cabrão que as chupava mesmo fechadas no curral; resultado: foi dar com as duas libertinas a mamarem-se uma à outra. Como para grandes males grandes remédios, no outro dia a queijaria já estava a laborar em pleno.
Cavaleiro Andante | 30-04-2019


O falcão está em greve?
A praga de pombos em Santarém é frequentemente abordada nas reuniões de câmara, muito graças às intervenções do vereador Rui Barreiro que, em 2011, enquanto secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, foi responsável pela polémica reabertura da caça ao melro – uma medida que se aplicada aos pombos talvez ajudasse a resolver o problema. O presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), lá vai respondendo que a autarquia está a fazer o possível para controlar a população de aves e que até foi contratado um falcão para espantar os pombos. No entanto, pelo que se vai vendo pelas ruas do centro histórico, ou o falcão tem estado em greve ou, pura e simplesmente, não mete medo a ninguém...
Cavaleiro Andante | 28-04-2019


Dar a outra face.
A apresentação da edição 2019 do Festival Bons Sons decorreu na igreja de Cem Soldos. A mesma igreja que esteve na origem de uma polémica no último festival, por se ter realizado ali um concerto que a Diocese de Santarém considerou não ser adequado a um espaço de culto. Pelos vistos as relações entre as duas partes estão normalizadas e estão dadas garantias que o templo não vai ser novamente palco de espectáculos... pouco católicos.
Cavaleiro Andante | 27-04-2019


Coisas de artistas.
A vereadora da Câmara de Santarém Inês Barroso foi alvo de uma partida no Facebook, pregada por admiradores anónimos que se deram ao trabalho de criar uma página nessa rede social dedicada à autarca e designada “Inês Barroso chocada com cenas”. Para quem esteve atento à história recente da cidade, nomeadamente à do Teatro Sá da Bandeira, basta dar uma espreitadela à lista de seguidores da tal página para não ser difícil de adivinhar onde é que os criativos se inspiraram para elaborar essa obra de arte. Como alguém dizia, basta saber somar dois mais dois... Por que razão a homenagem só apareceu agora (e não há um ano e tal atrás) é que é o grande mistério.
Cavaleiro Andante | 27-04-2019


Amêndoas amargas.
O PS de Benavente, e sobretudo o seu líder, o vereador Pedro Pereira, não cessam de surpreender o Cavaleiro Andante. A última façanha foi terem emitido um comunicado a desancar na vereadora socialista Florbela Parracho ao mesmo tempo que dizem querer contribuir para a “estabilidade e unidade” do partido neste ciclo pré-eleitoral que se vive (imaginem agora se não quisessem!). Para cúmulo, a autarca foi apanhada completamente de surpresa pelo venenoso comunicado que lhe foi enviado no...Domingo de Páscoa. Umas autênticas amêndoas amargas enviadas pelos seus camaradas, que devem ter deixado a vereadora à beira de um ataque de nervos ou com uma azia medonha...
Cavaleiro Andante | 25-04-2019

Destaques

AIP reforça associativismo empresarial e dá o exemplo na gestão e nas novas áreas de negócio
Associação empresarial AIP/CCI renovou-se e tem dado o exemplo na gestão do património e na implementação de iniciativas para o tecido empresarial.
Edição de 01-05-2019