uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas querem guarda na passagem de nível de Vila Franca de Xira
Eleitos de Vila Franca de Xira querem a colocação imediata de um guarda de linha no cais para impedir as pessoas de atravessarem quando as cancelas estiverem em baixo

Autarcas querem guarda na passagem de nível de Vila Franca de Xira

Moção exige que o governo tome medidas rápidas para acabar com as mortes. Município já tinha dito que há uma solução em cima da mesa mas será sempre provisória.

Exigir ao governo que estude alternativas credíveis à passagem de nível da zona do cais de Vila Franca de Xira e a colocação “imediata” de um guarda de linha no local são duas das medidas que os eleitos da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira querem ver implementadas rapidamente.
Numa moção apresentada pela CDU, aprovada por maioria com os votos contra do PS, os eleitos consideram que o problema “não pode continuar indiferente ao governo” e insistem que é preciso tomar medidas rápidas para tornar mais segura aquela travessia, onde 28 pessoas perderam a vida nos últimos 12 anos.
João Conceição, da CDU, apresentou a moção na última assembleia de freguesia, realizada na noite de 16 de Abril, notando que a actual passagem superior pedonal está “desadequada” às necessidades. O autarca lembrou que já 1.300 pessoas assinaram uma petição pedindo a resolução do problema e que nada foi ainda feito. “É urgente a resolução deste problema e por isso esta assembleia exige ao governo a reposição imediata do guarda de linha a bem da segurança de todos”, notou.
A Infraestruturas de Portugal (IP), entidade pública responsável pela passagem de nível, já havia explicado à câmara municipal que não tem guardas de linha disponíveis para colocar no local. O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), já tinha explicado também que está em curso a tentativa de deslocalização dessa passagem de nível perigosa. A solução a adoptar será sempre provisória, já que a solução definitiva passa pela requalificação completa do largo 5 de Outubro, para onde será deslocalizada a passagem de nível do cais. O objectivo é aumentar a visibilidade, já que a actual passagem está numa curva.
O último acidente mortal a acontecer naquele local registou-se no dia 30 de Março, quando um homem de 63 anos foi colhido por um comboio Intercidades. Nas últimas quatro semanas outras duas pessoas também perderam a vida na linha de comboio em Vila Franca de Xira: uma mulher de 67 anos nesta mesma passagem de nível do cais, depois de ter desrespeitado a sinalização e ser colhida por um Alfa Pendular; e um homem de 70 anos, que caiu à linha na estação.

Autarcas querem guarda na passagem de nível de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...