uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Comerciante de Vila Franca de Xira recupera tradição de ir ao pão com saco de pano
Ermelinda Ferreira é comerciante há 42 anos no centro da cidade e está a dar o seu contributo para melhorar o ambiente

Comerciante de Vila Franca de Xira recupera tradição de ir ao pão com saco de pano

A ideia é sensibilizar a população para a redução do uso de sacos plásticos e criar hábitos amigos do ambiente

Antes de a Assembleia da República aprovar o projecto lei para proibir o uso de sacos plásticos ultraleves, a partir de Junho de 2020, já Ermelinda Ferreira vendia o pão aos clientes num saco de pano. Consciente do impacto negativo do plástico, a comerciante de Vila Franca de Xira resolveu adoptar, há um mês, um hábito antigo e amigo do ambiente disponibilizando de forma gratuita aos seus clientes sacos de pano. Ao início os clientes estranharam, mas a ideia começou a ganhar força. “Comecei por trazer alguns que tinha lá por casa e a pedir aos clientes para fazerem o mesmo e, aos poucos, fui juntando cada vez mais sacos”, conta Ermelinda, comerciante há 42 anos.
“Cada vez se fala mais em peixes mortos por ingestão de plástico e na poluição dos mares. Achei que devia fazer qualquer coisa, porque só assim se vão mudando os hábitos das pessoas”, diz a comerciante de 65 anos. Os homens, segundo diz, estão a aderir mais facilmente a esta tradição antiga que está a tentar recuperar. As mulheres são mais esquecidas, mas “já começam a vir cá deixar o saco do dia anterior e a levar outro” que a comerciante lhes cede “para levarem o pão”.
Os sacos que está a disponibilizar são feitos à mão com tecido reutilizado e outros já os tinha lá por casa, guardados numa gaveta, à espera de voltarem a ter uso. “Alguns eram do meu enxoval e estão muito bem conservados. Estes sacos duram uma vida, já os de plástico usamos uma vez e deitamos fora. É um desperdício que pode ser evitado”, diz. Outra vantagem é que o pão “conserva melhor num saco de pano do que no plástico”.
Para já, ainda mantém os sacos plásticos para a venda de pão, fruta e legumes avulso, porque “ainda há quem se recuse a levar dos de pano”, mas acredita que aos poucos vai conseguir mudar mentalidades e aboli-los de vez do seu estabelecimento, preferencialmente, antes de 2020.
Os plásticos ultraleves são os sacos plásticos com espessura inferior a 15 mícron que os consumidores encontram nas secções de padaria, frutas e legumes nos supermercados e utilizam para comprar esses produtos a peso.

Comerciante de Vila Franca de Xira recupera tradição de ir ao pão com saco de pano

Mais Notícias

    A carregar...