uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Protocolos com bombeiros de VFX continuam a dividir opiniões
Ricardo Caetano tomou posse como novo presidente da direcção dos bombeiros de Alhandra

Protocolos com bombeiros de VFX continuam a dividir opiniões

Nova direcção dos Bombeiros de Alhandra criticou dualidade de critérios. Tomada de posse dos novos membros da direcção dos Voluntários de Alhandra ficou marcada por um apelo deixado pelo novo presidente à câmara municipal para que trate todas as corporações por igual.

A Câmara de Vila Franca de Xira mantém-se disponível para ajudar as corporações de bombeiros do concelho mas recusa dar tudo a todos da mesma maneira. A nota foi deixada por Alberto Mesquita, presidente do município, durante a tomada de posse dos novos membros da direcção dos bombeiros de Alhandra, depois de ter sido instado por Ricardo Caetano, o novo presidente da direcção, a ajudar equitativamente as corporações, numa alusão à polémica causada pela constituição de três novas equipas de intervenção permanente (EIP) nas três cidades do concelho – Vila Franca de Xira, Alverca e Póvoa de Santa Iria -, excluindo as corporações de Castanheira, Alhandra e Vialonga.
O autarca referiu que outras situações estarão em análise, referindo que a legislação vai alterar-se e há matérias que vão ser distintas das que existem. “Sei que todas as corporações estão a trabalhar para apresentar um documento para discutirmos e encontrarmos os caminhos necessários”, explicou Alberto Mesquita.
O autarca reconhece que nem sempre os apoios dados às corporações são os que estas esperam mas explica que o esforço tem sido significativo para que os bombeiros tenham as condições necessárias para desenvolver a sua missão. “Devemos ter apoio para todos mas, como nada é igual, é possivel identificar as corporações onde esse apoio é mais premente e onde há mais sinistralidade”, explicou Alberto Mesquita.
O novo presidente dos Bombeiros de Alhandra, Ricardo Caetano, prometeu colaboração, empenho e interligação com a comunidade e prometeu que os novos corpos sociais irão ouvir todos os contributos dos bombeiros. “Queremos fazer parte da solução e nunca do problema. Estou convicto que o senhor presidente irá resolver as várias questões que têm sido faladas nas últimas semanas [sobre as EIP]. Julgo que será mais justo na próxima proposta”, apelou.
Recorde-se que as corporações de bombeiros de Vila Franca de Xira, Alverca e Póvoa de Santa Iria rubricaram com o Ministério da Administração Interna e a câmara municipal um protocolo tendo em vista a criação de três equipas de intervenção permanente nos seus quartéis, que serão financiadas em 95 mil euros pelo município e num valor idêntico pelo Ministério da Administração Interna.

Protocolos com bombeiros de VFX continuam a dividir opiniões

Mais Notícias

    A carregar...