uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A vida de autarca tira imenso tempo à família
Ricardo Carvalho é responsável pela gestão do território na Junta de Vila Franca de Xira

A vida de autarca tira imenso tempo à família

Ricardo Carvalho, 43 anos, vogal do executivo da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira. Geógrafo de profissão e vilafranquense de gema, Ricardo Carvalho é um rosto conhecido na cidade e uma pessoa que se confessa perfeccionista. Não gosta de dar ordens e prefere pedir a todos os colaboradores para trabalharem consigo. Diz que actualmente na junta de freguesia todos os trabalhadores estão a dar o seu melhor em prol da população. Acima de tudo na sua vida tem de estar a família. Quando precisa de tempo para se desligar do trabalho gosta de ir ao cinema ou ver a série Guerra dos Tronos.

Gosto de ter as coisas sempre conforme e bem feitas. Não gosto de erros. Sou um pouco perfeccionista. Sou geógrafo e desde os 19 anos que trabalho para a câmara municipal. Também estive 17 anos nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. Era um espaço de grande rigor, tudo tinha de estar impecável porque no dia em que isso não acontecesse faltava a água a alguém. Parece uma tarefa simples mas é um trabalho que precisa de uma grande orientação. Não gosto do desenrasca e quando faço alguma coisa gosto que fique feito de vez para não ter de voltar a mexer nesse assunto.
Sou uma pessoa que aguenta muita coisa mas tira-me do sério a violência, seja ela verbal ou física. Acho que esse não é o caminho correcto, as pessoas devem poder entender-se e conversar, tentar fazer as coisas da forma mais pacífica possível, porque não vale tudo. Nunca pensei ser autarca mas sou uma pessoa que agarra num projecto e leva-o para a frente para não deixar ninguém mal. Aqui quando um fica mal ficamos todos. É isso que passo à minha equipa. Não dou ordens a ninguém, peço às pessoas para trabalharem comigo. Toda a equipa se envolveu neste projecto e toda a gente está a tentar dar o seu melhor em prol de todos.
Acima de tudo tem de estar a família. Faço tudo por ela. Sei que a vida de autarca nos tira imenso tempo à família, fins-de-semana e noites, a que se somam as chatices que levamos connosco para casa e as noites em que não dormimos. Temos de ter por trás uma grande família que nos aguente essas ausências e chatices.
Quando tenho algum tempo livre gosto de passá-lo em família e viajarmos um pouco. A minha mulher é hospedeira de bordo e por isso todos os momentos juntos com os filhos têm de ser bem planeados. Mas tentamos sempre aproveitar. Nos tempos livres, que não tenho muitos, gosto de ver a Guerra dos Tronos e quando preciso mesmo de um momento para mim, de três em três meses, vou ao cinema. Compro um pacote de pipocas e fico ali durante umas horas a ver um filme sem pensar em mais nada...
Vila Franca de Xira tem uma qualidade de vida que não se encontra em todo o lado. Estamos a 15 minutos de Lisboa, temos bons restaurantes e muito comércio, uma vista excelente e a calma que precisamos para estarmos connosco próprios. Quando as pessoas nos visitam voltam sempre. Já encontrei uma pessoa na estação de comboios que vinha de Setúbal e queria saber onde comer torricado de bacalhau. A cidade modernizou-se muito e continua a fazê-lo. A Fábrica das Palavras é um espaço de excelência da nossa cidade, onde podemos contemplar o rio, ler um livro e tomar um café.
O que decidimos tem um impacto imediato na vida das pessoas. Na junta sou responsável pela gestão do território. Se isto fosse fácil não era para mim. É um projecto no qual me estou a empenhar bastante. Está a ser mais desafiante porque temos problemas com equipamentos velhos que precisam de uma manutenção que não tiveram nos últimos anos.
Encontrámos a junta de freguesia com carrinhos de varrição emprestados por uma empresa. Quando isso acontece algo não está bem. A junta tem uma grande responsabilidade sobre o território e as condições em que se encontra. Somos a entidade mais próxima das pessoas. Eu ando sempre no terreno e por isso a nossa responsabilidade é mais visível.
Quem está na política ainda é muitas vezes visto pelas pessoas como estando num patamar diferente. Isso não é verdade. Quem está na política não está acima de ninguém. Somos todos iguais e quem se coloca nesta posição é para ajudar. No nosso caso, reparámos que as coisas não estavam bem e tentámos fazer melhor. O João Santos [presidente da junta] é uma pessoa extraordinária, com uma visão do território como mais ninguém e conhece muito bem Vila Franca de Xira.
Vamos tentar dar uma volta à freguesia e as coisas já estão a melhorar. Acredito mesmo que quando o João Santos perceber que as coisas já estão no bom caminho nós seguimos a nossa vida e tentamos que quem vier a seguir melhore o que deixámos. É sempre esse o nosso objectivo: melhorar a vida das pessoas que aqui vivem como nós.

A vida de autarca tira imenso tempo à família

Mais Notícias

    A carregar...