uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

As armas são sempre perigosas independentemente de as sabermos usar ou não

Manuel Marques é dono de uma espingardaria e um apaixonado pela caça. Percebe-se que goste de armas e que diga, com base na sua experiência, que as armas não são perigosas se quem as tem as souber usar. Se dissesse o contrário é que era para admirar.
Tenho opinião diferente, embora perceba que haja quem necessite de ter e usar armas e defenda o direito dessas pessoas a ter armas. Pelo que já vi com os meus olhos, e pelo que tenho lido ao longo de anos e anos, as armas são sempre perigosas e são um perigo maior quando estão em casa.
Acidentes mortais com armas, incluindo armas de caça, são inúmeros. E são originados algumas vezes por pessoas com tanta ou mais experiência que o senhor Manuel Marques. Os ditados populares não são infalíveis mas aquele que diz que o diabo deu um tiro na própria mãe com uma arma descarregada, parece-me ser um excelente alerta.
Quase de certeza que o senhor Marques se desdobra em avisos e alertas sobre perigosidade das armas mas que também ele conheça casos de pessoas que, apesar de saberem usar armas, provocaram danos graves com as mesmas involuntariamente e...voluntariamente. Volto a dizer o que penso. Quem não precisa mesmo de armas não as deve ter. De maneira nenhuma.
Francisco Manuel Bispo

Mais Notícias

    A carregar...