uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Fecho de escola primária em Tomar continua a alimentar polémica
Anabela Freitas exaltou-se com Paulo Macedo durante a visita às escolas da cidade promovida pelo município

Fecho de escola primária em Tomar continua a alimentar polémica

O encerramento da Escola Infante D. Henrique foi inicialmente contestado pelos pais e transformou-se rapidamente, também, numa controvérsia política. Durante o processo, a presidente da Câmara de Tomar já contrariou uma decisão do seu vice-presidente e exaltou-se com o director do Agrupamento de Escolas Templários, que é também autarca da oposição na assembleia municipal.

A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), exaltou-se com o director do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo, que é também eleito da CDU na Assembleia Municipal de Tomar, no final de uma visita a escolas da cidade, promovida pelo município na tarde de quinta-feira, 9 de Maio. Uma visita que serviu para os autarcas da câmara e da assembleia municipal e os elementos da Associação de Pais da Escola Infante D. Henrique observarem as condições dos estabelecimentos escolares.
Como pano de fundo está o encerramento previsto no final deste ano lectivo da Escola de 1º Ciclo Infante D. Henrique e a transferência dos alunos para a Escola Básica 2,3 Santa Iria, que vai passar a ter 1º, 2º e 3º ciclos. Anabela Freitas questionou Paulo Macedo pelo facto do Agrupamento de Escolas Templários não equacionar retirar os alunos do 3º ciclo para outra escola da cidade, como a Escola Jacome Ratton, ficando a Escola de Santa Iria com 1º e 2º ciclos.
Paulo Macedo disse que nunca esteve em cima da mesa retirar os alunos do 3º ciclo da Escola Santa Iria, que é uma das principais preocupações dos pais dos alunos da Escola Infante D. Henrique, uma vez que consideram inseguro juntar crianças de seis anos com adolescentes de 15 anos. “A Escola de Santa Iria tem todas as condições para ter alunos do 1º ao 3º ciclo. Temos espaço suficiente e conseguimos fazer a divisão física do espaço de modo a que os alunos não estejam no mesmo espaço”, afirmou Paulo Macedo.
Anabela Freitas criticou também o facto de o Agrupamento de Escolas Templários ainda não ter decidido quais os espaços da Escola Santa Iria que vão ser cedidos aos alunos do 1º ciclo. “Desde o momento em que foi tomada a decisão de encerrar a Infante D. Henrique e que os alunos seriam transferidos para a Santa Iria já deveríamos estar a debater o que os pais querem saber, que é para que local da escola é que os alunos vão. Foi isto que ficou decidido em reunião com Paulo Macedo no meu gabinete. O Agrupamento ficou encarregue de decidir que espaços da escola vão ser cedidos ao 1º ciclo. É isso que já deveria estar a ser feito”, acusou a autarca.

Anabela Freitas desautoriza o seu vice-presidente
A visita contemplou três estabelecimentos escolares de Tomar: a Infante D. Henrique, a Escola Santa Iria e a Escola Gualdim Pais. A Escola Gualdim Pais foi inicialmente equacionada para receber os alunos da Infante D. Henrique, sendo que os alunos da Gualdim passariam para a Santa Iria. Esta informação foi avançada pelo vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão (PS), em assembleia municipal, que decorreu a 26 de Abril (sexta-feira), e onde Anabela Freitas não esteve presente.
Uma decisão que foi mudada na segunda-feira seguinte, 29 de Abril, com Anabela Freitas a assumir que os alunos iriam para a Escola Santa Iria, contrariando assim o seu vice. Durante a visita à Gualdim Pais, a presidente da Câmara de Tomar disse que a hipótese de transferir os alunos da Infante D. Henrique para a Gualdim Pais tinha sido um devaneio. Não disse de quem, mas quem apontou essa possibilidade foram o seu vice-presidente e o director do Agrupamento de Escolas Templários, Paulo Macedo.
A Assembleia Municipal de Tomar realizou uma sessão extraordinária temática sobre a Educação, já após o fecho desta edição.

Fecho de escola primária em Tomar continua a alimentar polémica

Mais Notícias

    A carregar...