uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O Encontro dos finalistas de há cinquenta anos do Liceu Sá da Bandeira
foto DR

O Encontro dos finalistas de há cinquenta anos do Liceu Sá da Bandeira

Sempre, no último sábado de Maio, desde há muito, que voltam em bandos à cidade de Santarém, cidade que os acolheu para efectuarem os seus estudos no Liceu Sá da Bandeira: são os Finalistas de 68-69 que se encontraram no dia 25 de Maio, sábado.
A cidade, triste e cinzenta, rejubila e fica mais colorida com a chegada destes antigos alunos, que tais aves de arribação voltam ao Liceu, que hoje é Escola Secundária, para comemorar a vida.
Este ano os setenta participantes (na foto apenas parte dos alunos), comemoraram os 50 anos passados desde que foram finalistas e partiram para uma nova vida: estudos universitários ou o início de uma carreira profissional.
Conviveram no ginásio e convidaram um antigo professor que é benquisto e admirado, apresentaram as razões pelas quais se reúnem e recordaram os que já partiram. Descerraram uma placa comemorativa do cinquentenário, que se destaca entre todas as outras pela sua forma triangular (vida) e pela sua escultura de um mocho envelhecido. E foi no antigo Liceu que realizaram o seu opíparo almoço onde matam a fome e a saudade.
Na hora cultural e livre visitam a exposição de pintura de uma finalista - Fernanda Torgal, no Fórum Mário Viegas e no fim foi apresentado o livro de originais: “Descrições: O que fomos e o que somos - Finalistas 1968-1969 - Liceu Nacional de Santarém”.
O livro com centenas de fotos com descrições, conta a história do Liceu desde 1843. Não é a cores mas é de uma beleza nostálgica que atrai mesmo quem não tenha vivido naqueles anos.
Ex-aluno, João Cláudio

O Encontro dos finalistas de há cinquenta anos do Liceu Sá da Bandeira

Mais Notícias

    A carregar...