Cavaleiro Andante

Cruzes, canhoto!
Durante o discurso de tomada de posse da directora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Sofia Mota, que foi reconduzida no cargo para mais um mandato, foi feita uma interrupção para se cumprir um minuto de silêncio pois naquela data, 22 de Maio, o Dia Internacional da Biodiversidade, assinalado em vários pontos do mundo com um minuto de silêncio. É verdade que a biodiversidade está em risco e que são cada vez mais as espécies extintas e em risco de extinção no nosso planeta, mas um minuto de silêncio no meio de um discurso de tomada de posse, que devia ser um momento festivo, soa a mau agoiro... Pelo sim pelo não, o Cavaleiro Andante já bateu três vezes na madeira e faz votos para que o mandato de Sofia Mota corra pelo melhor...
Cavaleiro Andante | 05-06-2019

ExpoÉgua a precisar de mais cavalos e menos televisão.
O Cavaleiro Andante foi à romaria a cavalo na Golegã por altura da ExpoÉgua e gostou do que viu. A iniciativa é bonita e valoriza a terra e a região ribatejana e deve ser o orgulho de todos os goleganenses. Já o certame deixa muito a desejar. José Veiga Maltez tem que entregar a programação do evento a alguém que entenda da arte de atrair pessoas. Há tantas actividade à volta do cavalo e a organização só escolhe aquelas que deixam o largo vazio ao longo de toda a feira. E o problema não é de agora. Não é bonito e é uma pena para o capital investido. Ter uma televisão ao domingo à tarde a fazer um programa em directo da Golegã, a propósito de uma feira que não diz nada aos goleganenses, nem aos ribatejanos, só nos deixa mal. Importa cada vez mais ter boa visibilidade mas não à custa de um programa piroso de televisão que é pago a peso de ouro, porque as televisões não brincam em serviço como é do conhecimento de toda a gente.
Cavaleiro Andante | 05-06-2019
Investiguem...investiguem!!!
A empresa pública Infraestruturas de Portugal, em conjunto com o Museu da Polícia Judiciária (órgão da Escola de Polícia Judiciária), esteve na segunda-feira, 27 de Maio a fazer o inventário dos painéis de azulejos da estação ferroviária de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, no âmbito do programa “SOS Azulejo”. O Cavaleiro Andante elogia esta iniciativa e já agora, aproveita para pedir ao parceiro da Infraestruturas de Portugal que desvende o mistério de uns aparelhos chamados “inclinómetros” que ninguém sabe por onde andam mas que são fundamentais para a reabertura do troço da EN114, de acesso a Santarém, depois de colocados nas encostas da cidade pela empresa pública.
Cavaleiro Andante | 04-06-2019

Bolas, adormecemos...
Só no fim da campanha eleitoral, a 23 de Maio, por volta das seis da tarde, é que o PSD do Entroncamento, em comunicado assinado pelo presidente da concelhia, José Baptista, se congratulou publicamente com a lista de candidatos do partido ao Parlamento Europeu, que tinha sido dada a conhecer um mês e meio antes. A situação já fazia adivinhar o trambolhão que o partido deu naquele concelho, onde conseguiu apenas 14,94%, ficando atrás do PS e do BE. Afinal, se os militantes demoraram tanto a decidir se a lista era boa... o que esperavam dos eleitores?
Cavaleiro Andante | 02-06-2019


Rivalidades.
Antes de os romeiros começarem a romaria, junto à capela de S. Martinho no Largo do Arneiro, na Golegã, juntaram-se as instituições e associações da vila. Na hora de posarem para a fotografia alguém da organização foi colocando os representantes das instituições nos devidos lugares ficando a Casa do Benfica ao lado do Núcleo Sportinguista. Os visados reagiram com um sorriso à objectiva do Cavaleiro Andante, já que no que toca a romarias não há bolas a rolar nem pontos em discussão.
Cavaleiro Andante | 02-06-2019


Ceia à civil.
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, esteve na Romaria a S. Martinho na Golegã no dia 24 de Maio. O Cavaleiro Andante não podia deixar de notar que Ceia da Silva se destacava dos romeiros, não pelos tradicionais trajes que constituem o dress code destas iniciativas mas por se apresentar “à civil”. Um acto subversivo que escapou ao presidente da câmara, Veiga Maltez, acérrimo zelador das tradições e indumentárias locais…
Cavaleiro Andante | 01-06-2019


O Hino dos Vagineiros foi gravado em Alcanede.
O popular músico e cantor Quim Barreiros, rei dos arraiais e queimas das fitas, andou pelas bandas de Alcanede a gravar o videoclip do sugestivo tema Hino dos Vagineiros. “Um hino aos amantes da sua mulher, aos pais dos futuros homens de Portugal e a todos os machos que tal. Gravado na bela freguesia de Alcanede com a participação da Bandinha da Moca local”, informa o cantor minhoto nas redes sociais. O Cavaleiro Andante desconhece a razão por que foi essa laboriosa freguesia escolhida para as filmagens do hino, mas regista que Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, exultou com o feito na sua página pessoal no Facebook. Resta saber se já sabe trautear o hino de cor...
Cavaleiro Andante | 31-05-2019


Quem não tem cavalo caça com bicla.
Todos quiseram participar na tradicional romaria a S. Martinho que decorreu na Golegã integrada na ExpoÉgua 2019. Mesmo quem não tinha equídeo compareceu ao desfile e não quis ficar fora da festa. O Cavaleiro Andante confirma que as biclas estavam bem tratadas e em condições de fazer todo o percurso, além de sofrerem menos que os cavalos devido à inclemência dos raios solares…
Cavaleiro Andante | 29-05-2019

Destaques

Tradição ainda é o que era nas festas do Forte da Casa
Programa é variado e tem actividades para todos os gostos. Entre 6 e 10 de Junho a vila do Forte da Casa recebe a sua tradicional festa anual com muita animação, concertos, noite da sardinha assada, festival de folclore, fado e largadas. Não há desculpa para ficar em casa.
Edição de 05-06-2019

Central do Pego deve ser encerrada até 2022
Governo quer acabar com produção de energia a partir de carvão por razões ambientais. A ideia de encerramento da Central Termoeléctrica do Pego tem vindo a ser falada nos últimos tempos. Mas agora o ministro do Ambiente foi claro ao dizer taxativamente que a central tem de fechar e que em 2022 já não a quer a produzir electricidade a partir de carvão.
Edição de 29-05-2019