uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Brigadas de sapadores do Médio Tejo vão ter maquinaria pesada
foto DR Primeira brigada dos sapadores florestais da CIMT já está constituída

Brigadas de sapadores do Médio Tejo vão ter maquinaria pesada

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) aprovou a minuta de um contrato de comodato e protocolo de parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que se destina à aquisição de máquinas e veículos pesados para as duas equipas de sapadores florestais tuteladas pela CIMT.
A candidatura a fundos comunitários para aquisição desses equipamentos foi feita pelo ICNF, que depois vai disponibilizar as viaturas às brigadas de sapadores florestais das comunidades intermunicipais, entre elas a do Médio Tejo, de acordo com o seu plano de actividades.
Esta parceria visa habilitar a CIMT com meios mecânicos para uma eficiente gestão dos combustíveis vegetais no seu território e tem ainda como objectivo potenciar o uso do fogo controlado como ferramenta de gestão de combustível vegetal.
“Para aumentar a rentabilidade das nossas Brigadas de Sapadores Florestais é fundamental que tenham acesso a máquinas e a veículos pesados”, explica o secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, adiantando que foi aprovado um contrato de comodato relativamente ao tractor pneumático e ao estilhaçador, ficando ambos a tempo inteiro sob a gestão da CIMT. “Depois, temos outros veículos que serão utilizados mediante a nossa requisição e quando necessário”, acrescentou Pombeiro, que espera ter alguma dessa maquinaria ao serviço já durante o mês de Junho. A primeira Brigada de Sapadores Florestais da CIMT já foi constituída e actualmente está a ser constituída uma segunda brigada. No total ficarão disponíveis 29 técnicos operacionais e um técnico superior. As Brigadas de Sapadores Florestais das CIM são responsáveis por garantir uma gestão anual mínima de 500 hectares de combustíveis com fogo controlado devendo para tal ter, no mínimo, 1000 hectares de área a intervir aprovados em planos de fogo controlado.

Brigadas de sapadores do Médio Tejo vão ter maquinaria pesada

Mais Notícias

    A carregar...