uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Misericórdia da Azambuja investe meio milhão para aumentar capacidade do lar
Novo Provedor da Misericórdia de Azambuja quer ver obras de ampliação do lar concluídas dentro de dois anos

Misericórdia da Azambuja investe meio milhão para aumentar capacidade do lar

Provedor diz que gostaria de ver o projecto concretizado a curto prazo

A Santa Casa da Misericórdia de Azambuja vai investir meio milhão de euros na reformulação e requalificação do seu lar de idosos, para aumentar a capacidade de utentes e dessa forma dar resposta à crescente lista de espera.
A novidade é deixada a O MIRANTE pelo novo provedor da instituição, Vítor Lourenço, que considera a obra fundamental para dar resposta social a toda a gente do concelho que dela precisa. Actualmente, o lar de idosos da Misericórdia está dividido em dois edifícios: um moderno que alberga 41 idosos e um edifício antigo – o que agora se pretende ampliar – onde estão oito utentes. O objectivo é aumentar a oferta total para 72 vagas. A lista de espera é de 67 pessoas.
O projecto está feito e falta procurar fontes de financiamento, que tanto poderão vir do estado central, câmara municipal, fundos comunitários ou até através da venda de património da instituição. “Temos algum património que pode ser mais útil alienado e o valor investido no lar. É uma ideia mas neste momento todas as ideias estão em cima da mesa. Estamos confiantes que este objectivo pode ser alcançável, é realista e necessário”, explica.
A intenção é que a obra possa avançar no curto prazo, “preferentemente no máximo até dois anos” segundo o provedor, eleito em Janeiro último. “A lista de espera é muito grande e pretendemos dar resposta às necessidades sociais da nossa comunidade. A ansiedade das pessoas sobre o lar é cada vez maior porque têm menos condições para ficarem com os idosos”, sublinha o provedor.
O plano para melhorar o lar da instituição já dura há vários anos mas Vítor Lourenço acredita que agora será possível finalmente concretizá-lo. O dirigente admite, no entanto, que mesmo que a obra se venha a concretizar o aumento da capacidade do lar nunca será suficiente, dado o constante envelhecimento da população.
O provedor tranquiliza os mesários garantindo que a obra não será um passo maior que a perna e que todas as despesas estão bem planeadas. “Não é um passo maior que a perna mas temos de ter muito cuidado nesses procedimentos para atingir este objectivo”, conclui.

Misericórdia da Azambuja investe meio milhão para aumentar capacidade do lar

Mais Notícias

    A carregar...