uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mudança da ESTA para o Tagusvalley ainda vai demorar pelo menos dois anos
Sofia Silva Mota, directora da ESTA, e João Coroado, presidente do IPT

Mudança da ESTA para o Tagusvalley ainda vai demorar pelo menos dois anos

A directora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, reconduzida no cargo recentemente, diz que essa é uma prioridade para o mandato que agora começa, mas tudo depende do Governo.

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) aguarda o aval do Ministério da Ciência e Ensino Superior para que a Câmara de Abrantes possa lançar concurso para a construção das novas instalações da ESTA no parque tecnológico Tagusvalley. A directora da ESTA, Sofia Silva Mota, disse a O MIRANTE que está previsto poderem mudar de instalações dentro de dois anos. As declarações foram feitas no final da tomada de posse em que Sofia Mota foi reconduzida no cargo para o mandato de 2019/2023.
A sessão decorreu na manhã de quarta-feira, 22 de Maio, no auditório da ESTA e contou com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), João Coroado, da comunidade educativa do IPT e outras entidades oficiais do concelho. Durante o seu discurso Sofia Mota reforçou que as novas instalações da ESTA vão dar novo fôlego e motivação à comunidade académica. “A escola vai reencontrar um espírito de campus universitário proporcionador de partilhas e de trocas de experiências interdisciplinares, geradoras de novos conhecimentos, de novas ideias e novos projectos”, disse.
A ESTA tem actualmente 369 alunos, um número menor que há dez anos mas que está a conseguir inverter a curva nos últimos quatro anos, sobretudo com mais alunos do primeiro ano, que se inscrevem pela primeira vez. “Para combatermos o insucesso escolar e a taxa de abandono da ESTA é necessário desenvolver estratégias motivadoras e alternativas como a criação de um Gabinete de Apoio Educativo; a reintrodução da figura do tutor e a promoção das aprendizagens em ambiente colaborativo e próximo das empresas”, referiu a directora.
Sofia Mota afirmou que vão reforçar e aumentar as parcerias com os órgãos de comunicação social da região para que os alunos possam integrar estágios profissionalizantes e curriculares. Estão a ser criados, em parceria com a Câmara de Abrantes, prémios de mérito aos alunos e também estão a ser estudadas medidas para a melhoria do acesso dos estudantes da ESTA a consultas médicas. A criação de uma nova residência de estudantes também é um projecto que está a ser avaliado.
Reforçar a internacionalização é outro dos objectivos da ESTA para o novo mandato. Sofia Mota sublinha que vão ter que ser reforçadas as interacções já encetadas com instituições de ensino superior italianas e brasileiras. Além disso, vão ampliar os contactos com outras instituições de ensino para aumentar os intercâmbios de estudantes e professores.
A ESTA pretende ainda criar dois mestrados Erasmus Mundus, nas áreas da comunicação e das tecnologias informáticas.

Mudança da ESTA para o Tagusvalley ainda vai demorar pelo menos dois anos

Mais Notícias

    A carregar...