Cavaleiro Andante

Uma valente seca!
A inauguração da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, em Coruche, na quinta-feira, 30 de Maio, foi marcada este ano por discursos longos que levaram tanto o presidente do município, Francisco Oliveira, como o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, a recorrerem com frequência à garrafa de água. Que melhor forma poderia haver para ilustrar que tanto palavreado numa tarde de canícula só podia resultar numa valente seca?
Cavaleiro Andante | 11-06-2019


Autarca polivalente e omnipresente.
A polivalência e omnipresença do presidente da Câmara da Golegã esteve mais uma vez bem vincada no início da Romaria a S. Martinho. O anfitrião da festa fez questão de cumprimentar todos os presentes, organizou as fotografias institucionais da praxe e ainda arranjou um tempinho para ir organizando a formação e o posicionamento das charretes e cavaleiros. Como se isso não bastasse, no sistema de som do Largo do Arneiro ainda se ia ouvindo a voz de Veiga Maltez numa gravação que explicava a tradição das romarias e dos romeiros. É caso para dizer que, na Golegã, o presidente é como Deus e está mesmo em todo o lado, ao vivo e a cores ou através dos altifalantes…
Cavaleiro Andante | 11-06-2019


Oportunidade perdida.
O complexo aquático de Santarém recebeu na sexta-feira, 31 de Maio, mais de mil crianças das escolas do concelho que assim celebraram antecipadamente o Dia da Criança e ao mesmo tempo abriram a época balnear. O momento foi pretexto para a visita do presidente da Câmara de Santarém e de alguns vereadores, mas o que o Cavaleiro Andante reteve mesmo foi o espírito de missão e o zelo protocolar do presidente do conselho de administração e do administrador executivo da Viver Santarém (empresa municipal que gere o espaço). João Leite e Pedro Carvalho compareceram de casaco, mandando às urtigas os quase 40 graus que se faziam sentir. E o presidente da câmara Ricardo Gonçalves também não dispensou a asfixiante gravata. Como reza o ditado, em Roma sê romano! E esta era uma daquelas ocasiões em que t-shirts, calções e chanatos teriam ficado a matar...
Cavaleiro Andante | 08-06-2019


Lar doce lar!
A cerimónia de recepção do estandarte nacional que acompanhou os militares portugueses regressados recentemente do Afeganistão, onde estiveram a defender o aeroporto de Cabul, decorreu no Jardim da Liberdade, em Santarém. Depois de meses em missão num país islâmico onde a burka impera, a rapaziada já devia estar com saudades de ver moçoilas com vestes mais arejadas e adequadas ao estado do tempo…
Cavaleiro Andante | 08-06-2019


Segredo bem guardado.
O executivo municipal de Tomar pretendia atribuir o nome do arquitecto Costa Rosa ao espaço popularmente conhecido como Várzea Grande e a proposta chegou a estar incluída na ordem de trabalhos da reunião de câmara. No entanto, o ponto teve que ser retirado pois descobriu-se entretanto que afinal a Várzea Grande já tinha outro nome oficial atribuído desde 1910, quando foi baptizada pela nova ordem republicana como Largo 5 de Outubro. A proposta de atribuir o nome do arquitecto Costa Rosa partiu dos vereadores do PSD que assim ficaram a conhecer (eles e muita gente) este segredo tão bem guardado…
Cavaleiro Andante | 06-06-2019


Um mau exemplo na Ascensão da Chamusca 2019.
A Chamusca viveu mais uma semana de Festa com toiros, cantigas e muita animação. O MIRANTE recebeu de um leitor um vídeo que mostra a forma irresponsável como a câmara municipal da Chamusca organiza as largadas e põe em perigo as pessoas que vão à festa para se divertirem. A forma como um toiro destruiu uma trincheira mostra bem como na Chamusca tudo se pode organizar em cima do joelho. Neste caso tudo leva a crer que o boi virou as costas ao homem, depois de destruir a trincheira, porque alguém lhe gritou que um toiro de verdade não se aproveita das pequenas misérias humanas.
Cavaleiro Andante | 06-06-2019

É do clima!!!
Jovens ligados à CDU de Torres Novas aproveitaram a greve estudantil pelo clima, no dia 24 de Maio para mostrarem como se deve lutar contra a degradação ambiental. Fizeram-no pintando o muro de Vila Pinho, na Rua Nossa Senhora do Vale, onde se encontra a mensagem “Torres Novas saúda-vos”, com um apelo ao voto na força política que os inspira e a mensagem “Contra a degradação ambiental”, tendo ainda insultado o presidente da câmara quando ele, ao passar pelo local onde decorriam as pinturas, tentou degradar o bom ambiente que ali reinava. Perante tamanho feito, o Cavaleiro Andante só pode dizer que se todos os jovens fossem como eles o país e o planeta há muito tempo que estavam mais que salvos.
Cavaleiro Andante | 05-06-2019
Destaques

Feira Nacional de Agricultura com Marcelo na inauguração
Presidente da República visita parque de exposições de Santarém no dia 8 de Junho. São várias as novidades na edição deste ano da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, certame este ano dedicado ao vinho e à vinha e que tem como palco o CNEMA. Mais sombras e mais estacionamento são boas notícias para os visitantes.
Edição de 12-06-2019

Abrantes em festa durante cinco dias
Tasquinhas, doçaria, artesanato e muita música na rua de 12 a 16 de Junho. Mafalda Veiga, Tim, Miguel Gameiro, Kwantta, Melech Mechaya e Três Bairros são alguns dos nomes do cartaz musical das Festas da Cidade, onde também se vai mostrar a prata da casa. Concerto que assinala Dia da Cidade, a 14 de Junho, realiza-se junto ao Aquapolis Sul.
Edição de 12-06-2019