uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu o comerciante mais antigo de Ourém
Manuel “Cartucho” faleceu aos 95 anos

Morreu o comerciante mais antigo de Ourém

Manuel ‘Cartucho’ tinha uma mercearia no centro histórico da cidade.

Faleceu Manuel ‘Cartucho’, o comerciante mais antigo de Ourém que tinha uma mercearia no centro histórico da cidade. Manuel Oliveira Marques tinha 95 anos e faleceu na quinta-feira, 6 de Junho. Era uma figura conhecida e emblemática na cidade. Em Março de 2012 O MIRANTE publicou uma entrevista com o comerciante que, na altura, ainda ia à sua mercearia todos os dias.
Natural de Carcavelos de Cima, freguesia do Olival, viveu na sede do concelho durante mais de 80 anos. Manuel ‘Cartucho’ começou a trabalhar numa loja de venda de tecidos com onze anos depois de ter completado a quarta classe. No emprego tinha que usar uma bata semelhante às que as crianças levavam quando iam para o Convento dos Cartuchos, em Évora.
“Parece mesmo um cartuchinho, baixinho e gordinho”, disse um cliente. A alcunha pegou e ninguém conhece Manuel Marques a não ser por Manuel ‘Cartucho’. Depois de 29 anos a trabalhar na loja de fazendas, quis arriscar ter um negócio próprio. Ainda tentou que o patrão lhe trespassasse o estabelecimento mas não chegaram a acordo. Quando surgiu a oportunidade de arrendar um espaço na Rua Teófilo Braga, junto ao Largo da Igreja, não pensou duas vezes.
Manuel ‘Cartucho’ era um homem castiço, cheio de energia e bem-disposto, sempre pronto para a brincadeira. As várias prateleiras mostravam os produtos para venda. A maioria produtos para a cozinha em potes de porcelana com os nomes de cada produto.

Morreu o comerciante mais antigo de Ourém

Mais Notícias

    A carregar...