uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim com cobertura total em iluminação LED
Pedro Ribeiro (ao centro), esteve presente na substituição da última lâmpada de vapor de sódio

Almeirim com cobertura total em iluminação LED

O Município de Almeirim concluiu no dia 5 de Junho o processo de cobertura total do território concelhio com iluminação pública em tecnologia LED. No dia em que se comemorou o Dia Mundial do Ambiente foi retirada a última lâmpada de vapor de sódio e concretizou-se a ligação da iluminação pública na Rua Dionísio Saraiva, em frente aos paços do concelho, a última rua que faltava para que todo o concelho de Almeirim ficasse equipado com esta nova tecnologia.
As quatro freguesias e os 23 mil habitantes do concelho passam agora a utilizar apenas tecnologia LED, com mais de 7.500 novas luminárias, 6.300 das quais substituídas desde Julho de 2018, num processo que começou em 2015. Representou um investimento global que rondou os 1,2 milhões de euros, que prevê uma poupança anual em energia na ordem dos 250 mil euros, além de uma redução de cerca de 383 toneladas por ano nas emissões de dióxido de carbono. Este investimento foi comparticipado a 95% por fundos comunitários a título reembolsável a sete anos.
Os edifícios e equipamentos públicos municipais, como piscinas, bibliotecas, edifício dos paços do concelho e as duas escolas EB 2,3, são os próximos espaços que vão sofrer alterações estruturais, adiantou Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim. Estas intervenções vão representar um investimento na ordem dos 2 milhões de euros.
Almeirim torna-se o primeiro município da Lezíria do Tejo com cobertura a 100 por cento em tecnologia LED. A cerimónia simbólica contou com a presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Roberto Pereira Grilo, uma vez que foi através desta comissão que o projecto se candidatou aos fundos comunitários.

Almeirim com cobertura total em iluminação LED

Mais Notícias

    A carregar...