uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Via verde no tratamento das fracturas do colo do fémur
Luis Tomaz Gonçalves Médico Ortopedista Chefe de Serviço do HDS

Via verde no tratamento das fracturas do colo do fémur

Luis Tomaz Gonçalves - Médico Ortopedista - Chefe de Serviço do HDS

Uma urgência a implantar no Hospital de Santarém

As fracturas do colo do fémur são uma realidade crescente que consomem recursos humanos e financeiros no SNS cada vez mais expressivos.
Tratar bem e na hora estes doentes diminui a mortalidade e morbilidade de uma população maioritariamente idosa.
A criação da Unidade de Ortogeriatria do Hospital de Santarém, à semelhança de outros hospitais, é uma uma prioridade no tratamento destes doentes.

Particularidades que não podem ser esquecidas
Ali se assistem doentes idosos que sofreram fratura do fémur próxima (colo do fémur, trocantéricas e subtrocantéricas) e que precisam de cuidados especiais, tendo em conta as comorbilidades pré-existentes.
São pessoas com 75 ou mais anos, com multipatologia (hipertensão, diabetes, problemas renais, doenças cardíacas, demência, etc.), que precisam de cuidados específicos.
Deste modo, para prevenir as possíveis complicações pós-operatórias e as associadas às várias patologias que apresentam quando dão entrada no hospital, na Unidade de Ortogeriatria, aposta-se numa equipa multidisciplinar.
Aquela unidade em funcionamento em outros hospitais do SNS dispõe de internistas, ortopedista e fisiatras, e o apoio de outras especialidades como, por exemplo, das áreas da Nutrição, da Psicologia ou da Psiquiatria, consoante as necessidades.
O apoio do serviço social tem de estar presente para dar resposta aos problemas socioeconómicos e apoio no domicílio após a alta clínica.
Também é essencial saber se, em casa, o idoso tem barreiras que podem levar a nova queda, se precisa de produtos de apoio, se a família pode ajudar, ou se vive com pessoas também de muita idade e com uma saúde debilitada.

Via Verde do Colo do Fémur
Tudo tem início no Serviço de Urgência, quando o idoso ali dá entrada na sequência de uma fractura do colo do fémur, uma das principais causas de morte neste escalão etário. De imediato, começa a funcionar a Via Verde do Colo do Fémur, ou seja, é feita uma avaliação do caso clínico por um internista, um ortopedista e um anestesiologista.
Sendo necessária a cirurgia, o objectivo que se pretende é realizá-la nas primeiras 48 horas, como recomenda o estado da arte.
Na recuperação pós-cirúrgica pretende-se que decorra sem problemas. O idoso que apresenta várias comorbilidades é encaminhado para a Unidade de Ortogeriatria.
É uma mais-valia muito grande porque, numa equipa multidisciplinar, conseguimos resolver os mais variados problemas logo numa fase inicial, diminuindo bastante a taxa de mortalidade e melhorando o estado funcional.

Taxa de mortalidade intra-hospitalar residual
Uma das principais vantagens deste projecto consiste, precisamente, na diminuição das taxas de mortalidade e de morbilidade.
Os dados hoje existentes permitem concluir que com este modelo de funcionamento se consegue obter uma baixíssima taxa de mortalidade, com muito menos complicações.
O nível de satisfação dos doentes e dos seus familiares também é elevado, até porque, em regra, regressam mais cedo a casa.

Tratamento atempado com uma recuperação eficaz
Para o Serviço de Ortopedia do Hospital de Santarém a criação da Unidade de Ortogeriatria e à semelhança do que acontece em outros hospitais pode representar uma enorme mais-valia no tratamento global do idoso com fratura do colo do fémur.
O tratamento destes doentes, após estabilizada a situação pelo cirurgião ortopédico, exige cuidados diferenciados que só é possível disponibilizar com a intervenção de equipas multidisciplinares, nas quais a Medicina Interna tem um papel muito importante face às comorbilidades destas pessoas.
A criação da Via Verde e da Unidade de Ortogeriatria pode possibilitar um tratamento atempado e de qualidade, com uma recuperação eficaz e muitas vezes com aumento da qualidade de vida após terem sofrido a fractura. Estes doentes acabavam, na maioria das vezes, por sofrer com o aparecimento de escaras ou úlceras de pressão, originando, até, alguns casos de pneumonia, afectando o seu bem-estar geral e aumentando a taxa de mortalidade em casos de fractura do colo do fémur proximal na fase do pós-operatório e de recuperação.

Redução do tempo de internamento e o papel das várias especialidades da equipa multidisciplinar
Uma simples infecção urinária e pode ser controlada logo desde o início prevenindo-se outras complicações e evitando que o internamento se prolongue por causa desse quadro infecioso.
A experiência em outros hospitais demonstra que, na prática, não houve aumento de gastos para o hospital e, por conseguinte, para o próprio Serviço Nacional de Saúde, com a diminuição da taxa de mortalidade, com a solução mais eficaz das complicações e com a redução do tempo de internamento.

Via verde no tratamento das fracturas do colo do fémur

Mais Notícias

    A carregar...