uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Município quer comprar salinas de Alverca e estacionamento subterrâneo em VFX
Alberto Mesquita diz que o negócio está praticamente concluído e que será bom para o concelho

Município quer comprar salinas de Alverca e estacionamento subterrâneo em VFX

Negociações com Novo Banco, entidade parceira na operação, estão bem encaminhadas e encontram-se na fase final. Intenção é dotar o centro de Vila Franca de Xira de mais lugares de estacionamento e preservar o património natural das salinas.

As negociações entre a Câmara de Vila Franca de Xira e o Novo Banco para a aquisição, em conjunto, dos terrenos das salinas de Alverca e do estacionamento subterrâneo do antigo centro comercial Vila Franca Centro estão “praticamente concluídas”, afirma o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), que não avança ainda com o valor do negócio.
O autarca diz que será “substancialmente inferior” ao que inicialmente se previa. Ainda assim, reconhece, será um valor elevado, alto o suficiente para exigir visto do Tribunal de Contas e aprovação em assembleia municipal. O autarca diz que concentrar todos os serviços municipais no antigo complexo comercial, como chegou a ser pensado há seis anos, não seria uma boa ideia. Na altura a mudança não aconteceu porque o proprietário não teve condições financeiras para fazer as obras de adaptação.
“Concentrar todos os meios técnicos da câmara acrescenta valor mas também cria outros problemas. Cada vez que tiramos um serviço de determinado local da cidade esse local morre comercialmente. Temos um exemplo claro: o centro comercial da Mina estava com problemas complicados e desde que a Loja do Munícipe foi para lá ele renasceu. Temos de ter algum cuidado neste tipo de decisões”, notou.
O objectivo da compra do parque de estacionamento, diz Mesquita, é acabar com o grave problema de falta de estacionamento que existe no centro da cidade. Nuno Libório, da CDU, diz que a actual zona do Vila Franca Centro é um local “insalubre, sujo e conspurcado” e defende que a câmara zele pela higiene e segurança do espaço.
Já Carlos Patrão, do Bloco de Esquerda, mostra reservas face à compra do espaço de estacionamento subterrâneo, considerando que o edifício tem problemas graves que a câmara poderá ter de assumir caso se torne co-proprietária. “Reconhecemos que há um problema grave de estacionamento no centro da cidade mas se calhar a medida mais correcta e cautelosa seria alugar aquele estacionamento”, defendeu. O Novo Banco recusou essa possibilidade.

Salinas serão santuário de aves
Um dos objectivos com a compra das salinas de Alverca é a sua preservação e evitar que sejam construídas habitações no local. O município está a realizar um projecto de aproveitamento do espaço no âmbito do passeio pedonal ribeirinho a construir entre Alverca e o Sobralinho e a gestão socialista não descarta avançar com a proposta feita há vários anos em assembleia municipal, pelo BE, de criação no local de um santuário de aves. “Chegou o momento de aproveitar e fechar este processo”, admitiu o presidente.

Município quer comprar salinas de Alverca e estacionamento subterrâneo em VFX

Mais Notícias

    A carregar...