uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Quem vive no Sobralinho não perdoa a decisão de união com Alverca
Cerimónia de elevação do Sobralinho a vila acabou com o corte de um bolo de aniversário

Quem vive no Sobralinho não perdoa a decisão de união com Alverca

Sessão solene celebrou a passagem dos 22 anos da elevação da localidade a vila. O Sobralinho é uma freguesia com muito para dar ao concelho de Vila Franca de Xira mesmo tendo sido unida a Alverca, a freguesia com mais moradores do concelho. A ideia foi defendida no dia em que se assinalou a passagem dos 22 anos da elevação daquela aldeia a vila e onde foram distinguidas cinco personalidades da terra que fazem a diferença.

A união do Sobralinho com a vizinha freguesia de Alverca, a mais populosa do concelho de Vila Franca de Xira, não destruiu os traços identitários da terra nem a sua capacidade de afirmação, ainda que muitos não concordem com a decisão política que acabou com o seu estatuto de freguesia independente.
A ideia veio ao de cima nos discursos da cerimónia comemorativa dos 22 anos da elevação do Sobralinho a vila, realizada no Palácio do Sobralinho na noite de 4 de Junho, onde também foram homenageadas algumas personalidades da terra. Também nos corredores do espaço se voltou a ouvir lamentos pelo facto do Sobralinho já não ser uma freguesia de pleno direito.
José Manuel Peixeiro, reconhecido com o galardão de mérito autárquico e que foi o último presidente eleito daquela freguesia, levou o assunto para o seu discurso, não tendo escondido a sua indignação com essa medida tomada durante o governo de Passos Coelho. “Respeito mas não concordo com ela porque foi uma maldade que fizeram às pessoas do Sobralinho”, criticou, perante um forte e prolongado aplauso.
O ex-autarca lembrou que o dia da celebração da elevação do Sobralinho a vila era também “o dia em que celebrávamos a freguesia de pleno direito” e por isso mostrou-se triste com o actual estatuto.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), evitou falar do assunto reconhecendo apenas que o Sobralinho “tem e terá sempre” a sua identidade salvaguardada, elogiando as personalidades distinguidas “por tudo o que têm feito para que essa mesma identidade permaneça”. O autarca já defendeu também, por diversas vezes, a reversão dessa decisão governamental.
“O Sobralinho merece esta cerimónia. O aniversário da vila merece e deve ser devidamente assinalado, pois estamos perante um dos momentos que contribuiu para o reforço do brio dos sobralinhenses, assim como para o reforço dos seus laços de identidade”, defendeu Carlos Gonçalves (CDU), presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho. O autarca manteve o seu compromisso de “respeitar e preservar a identidade do Sobralinho e das suas gentes”, bem como dinamizar e promover parcerias de proximidade com as instituições do Sobralinho.

Galardoados agradeceram à família
O ponto alto da cerimónia foi a distinção a cinco personalidades de mérito do Sobralinho: José Manuel Peixeiro (mérito autárquico); Vítor Alves, sapateiro (mérito empresarial); Tiago Oliveira, maestro (mérito cultural); e, no mérito desportivo, as atletas Carolina Fonseca (campeã nacional e europeia de Kempo) e Cátia Messias (treinadora de ginástica acrobática).
A todos foi entregue uma serigrafia com folha de ouro da autoria de Adão Conde, que ilustra um pouco da história e locais das duas freguesias. Nos discursos, os galardoados manifestaram a sua surpresa por serem escolhidos e a maioria agradeceu o apoio dos familiares e amigos. A cerimónia foi organizada pela junta de freguesia e contou com um momento musical da Academia de Música da Universidade de Lisboa, onde Tiago Oliveira é maestro e director artístico.

Quem vive no Sobralinho não perdoa a decisão de união com Alverca

Mais Notícias

    A carregar...