uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vilafranquense celebrou no Cevadeiro subida histórica à II Liga de futebol
foto DR União Desportiva Vilafranquense consegue chegar pela primeira vez aos campeonatos profissionais de futebol

Vilafranquense celebrou no Cevadeiro subida histórica à II Liga de futebol

Clube de Vila Franca de Xira derrotou a União de Leiria no desempate por pontapés de grande penalidade e festejou feito inédito com os seus adeptos. No próximo domingo disputa-se o título do Campeonato de Portugal com o Casa Pia, no Jamor.

A União Desportiva Vilafranquense conseguiu chegar pela primeira vez aos campeonatos profissionais de futebol, depois de empatar 1-1 com a União de Leiria e vencer (4-2) no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. Na primeira mão das meias finais do Campeonato de Portugal tinha-se registado o mesmo empate a uma bola em Leiria.
O jogo foi sofrido e a esperança dos ribatejanos viu-se arrastada ao longo de 90 minutos de jogo, mais meia hora de prolongamento e ainda os pénaltis. Depois de Wilson marcar o último penálti da partida, centenas de adeptos invadiram o campo para celebrar junto dos jogadores. Para o herói da partida, que carregou às costas o peso de bater o último penálti, o único objectivo era subir, depois de uma luta muito grande travada neste campeonato.
O Vilafranquese já tinha empatado no terreno do Leiria há uma semana e desta vez voltou a repetir o feito com um golo de Kelvin a balouçar as redes na segunda parte da partida e o Leiria a chegar ao empate com um pontapé de Helinho.
Jogadores, treinadores e SAD festejaram com sorrisos e lágrimas a subida histórica. Para o treinador Filipe Moreira, este marco histórico para a equipa pertence-lhe não só a ele e aos jogadores como a todos aqueles que passaram por esta casa antes da sua chegada. “Esta vitória envolve muitos treinadores que estiveram comigo ao longo dos anos e os meus heróis, os meus jogadores. Dentro deste processo que demora muito tempo, às vezes aparece alguém que consegue, mas o trabalho cresceu também com o empenho dos sócios e adeptos que fizeram com que o clube pudesse alimentar o sonho”, disse o técnico.

Treinador critica modelo do campeonato
Filipe Moreira diz que o Vilafranquense se bateu neste play-off final contra duas das melhores equipas da prova, o Vizela e o Leiria. Para os leirienses, admite o treinador da equipa de Vila Franca de Xira, esta derrota teve um sabor ainda mais amargo, uma vez que ficaram em primeiro lugar na sua série na fase regular. “É uma aberração este campeonato. Hoje estamos a viver uma justiça porque sabemos que merecíamos, mas havia muita gente que também merecia e que não pode estar a comemorar porque o ser regular não vale nada. É o momento que faz a diferença no futebol português”, referiu.
O Vilafranquense vai agora lutar pelo título do Campeonato de Portugal, no dia 23 de Junho, frente ao Casa Pia, que também subiu à II Liga.

Vilafranquense celebrou no Cevadeiro subida histórica à II Liga de futebol

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques