uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente do Turismo Alentejo e Ribatejo quer mais património classificado pela UNESCO
Ceia da Silva com o vencedor do Melhor Projecto Público do Ribatejo; EEC Provere Montado de Sobro e Cortiça dinamizado pela Câmara de Coruche

Presidente do Turismo Alentejo e Ribatejo quer mais património classificado pela UNESCO

Ceia da Silva destacou também o trabalho de certificação durante a entrega dos prémios de turismo. Depois de ter avançado com a certificação do alojamento e da restauração, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tem a decorrer o concurso público para a certificação do turismo em espaço rural e só depois serão certificados os destinos turísticos.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo considera que é fundamental para o Alentejo e Ribatejo terem mais património classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ceia da Silva falava durante a cerimónia de entrega dos “Prémios Turismo do Alentejo” e dos “Prémios Turismo do Ribatejo”, uma iniciativa que decorreu na tarde deste sábado, 15 de Junho, no Cine-teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.
Para sustentar a sua afirmação, explicou que as classificações da UNESCO têm bastante importância para os turistas. “Conseguimos cinco classificações em cinco anos e temos mais em perspectiva para os próximos anos. Isso é importante porque a primeira pesquisa que é feita pelos turistas no Google, no Booking ou no Trip Advisor é para saber aquilo que é património mundial”.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, conseguiu a classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade para o Cante Alentejano em 2014; para o Fabrico de Chocalhos, em 2015; para a Falcoaria Portuguesa, em 2016, para a produção de Figurado em Barro de Estremoz, em 2017 e mais recentemente para a reserva da biosfera de Castro Verde.
Ceia da Silva destacou também a certificação, afirmando que é uma vertente em que a entidade de turismo a que preside tem trabalhado “arduamente”. “Nós tínhamos de crescer em qualidade e daí termos avançado com a certificação do alojamento e da restauração, estando agora a decorrer o concurso público para a certificação do turismo em espaço rural. Só depois de melhorarmos os sectores é que podemos certificar o destino turístico”.
Durante a cerimónia, o presidente da ERTAR revelou ainda que no primeiro trimestre do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o Alentejo e Ribatejo continuam a ser as regiões do país que mais sobem em termos de turismo e destacou o trabalho da Agência Regional de Promoção Turística na conquista de mercados mais longínquos, como os Estados Unidos da América, o Brasil e a China. “Todos beneficiam com o crescimento turístico que tem existido nos últimos anos e tem sido uma mola de desenvolvimento económico desta região”, garantiu.
Ceia da Silva terminou a sua intervenção admitindo que a entrega dos prémios da ERTAR podia ser realizada em qualquer lado no Alentejo ou Ribatejo, pois, de acordo com os princípios da ERTAR, o território vale como um todo. “É essa filosofia que me leva a fazer, em média, treze mil quilómetros por mês e fazer muitas vezes do meu carro o meu gabinete e a sede da ERTAR”.
A recepção aos convidados e almoço, decorreram no restaurante Raiz e Tradição, situado no centro de Montemor-o-Novo. A cerimónia iniciou-se com a actuação do Grupo Coral Fora d’Oras e terminou com a entrega, por indicação do júri, de um prémio extra-concurso a Ceia da Silva por todo o trabalho que tem realizado na Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Prémios Turismo do Alentejo 2018”
Melhor Alojamento Local; Prémio: C’alma Casas da Amieira. Menção Honrosa: Herdade do Burrazeiro. Melhor Animação Turística; Prémio: Vale da Rosa Turismo; Menção Honrosa: Alentrel - Hotel Vila Aljustrel. Melhor Empreendimento Turístico; Tivoli Évora Ecoresort. Melhor Enoturismo; Herdade do Freixo II. Melhor Evento; Dois Prémios: Festival B, Portugal Air Summit 2018. Melhor Evento Gastronómico; Menção Honrosa: Mês das Migas. Melhor Projecto Público; Parque Natureza de Noudar. Melhor Restaurante; Quinta do Quetzal Restaurante. Melhor Turismo Rural; Teima, Alentejo SW.

“Prémios Turismo do Ribatejo 2018”
Melhor Alojamento Local; Convento INN. Melhor Animação Turística; Annie Campers – Van Trip Portugal. Melhor Enoturismo; Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva. Melhor Evento; Presépios de Sal. Melhor Evento Gastronómico; Festival de Sopa da Pedra. Melhor Projecto Público; EEC Provere Montado de Sobro e Cortiça. Melhor Restaurante; Taberna Ó Balcão. Melhor Turismo Rural; Quinta M.

Prémios Extra-Concurso
Distinções Iniciativa; Quinta da Comporta - Wellness Boutique Resort, Feira de Doçaria Conventual, Tradicional de Portalegre, Praia Fluvial de Mourão e Nuno Monteiro - Promotor do Alentejo. Prémio “Comunicação Alentejo/Ribatejo”; Rede Regional, O Digital, Tribuna do Alentejo e Revista Up. Prémio Comunicação: Juan Antonio Narro Prieto e Alexander Robinson. Prémio Especial “Agência Regional de Promoção Turística”; Florbela Baltazar e João Rodeia. Prémio Especial “Entidade de Turismo Alentejo e Ribatejo”; Rota Vicentina - Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina.

Prémio Super Especial - atribuído pelo júri
António Ceia da Silva.

Presidente do Turismo Alentejo e Ribatejo quer mais património classificado pela UNESCO

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques