uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Santarém integra primeira associação de limpeza urbana em Portugal

Projecto pretende acelerar uma mudança nos serviços e no comportamento dos cidadãos com vista à redução da produção de resíduos.

Santarém é um dos 12 municípios do país a integrar a primeira associação de limpeza urbana em Portugal. Um projecto que visa criar parcerias para cidades mais inteligentes e sustentáveis, reforçando a mobilização social para comportamentos mais responsáveis.
Denominada Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, a associação agrega, para já, os municípios e empresas municipais de Águeda, Braga, Cascais, Estarreja, Funchal (ilha da Madeira), Lagoa e Madalena (ambas do arquipélago dos Açores), Mafra, Portimão, Loulé, Santarém e Viana do Castelo, mas não pretende ficar por aqui.
“A ideia de criar a associação tem como objectivo principal o de juntar todos os parceiros da limpeza urbana, no sentido de facilitar e acelerar a mudança necessária nos serviços e no comportamento dos cidadãos”, refere o presidente da direcção da associação, Luís Almeida Capão, em comunicado.
Depois de ter ganho representatividade nacional, o responsável pretende que a associação “aumente rapidamente o número dos associados, não só com municípios, empresas municipais e juntas de freguesia, mas também empresas privadas de serviços e produtos, que terão um papel fundamental dentro da associação com a criação, por exemplo, do Conselho Consultivo”.
Agregada a este projecto está a vontade de “lançar em breve um estudo sobre a limpeza urbana no país”, tendo Luís Almeida Capão argumentado que, em nome da eficácia, têm de apurar o estado da situação para depois “implementar novos modelos de gestão, tecnologia ou o que for necessário”.
Imprimir uma “nova dinâmica na abordagem aos cidadãos” é também um dos “objectivos da nova entidade no sentido de se apelar a comportamentos que reduzam a produção de resíduos, como evitar as embalagens descartáveis, apostar na reutilização dos materiais e promover a reparação”, lê-se no documento da associação sediada em Cascais.
A nova instituição, onde se insere o município de Santarém, quer “fortalecer o papel vital que os serviços de limpeza urbana desempenham na definição de políticas públicas, garantindo a qualidade de vida das pessoa e ambiental do capital natural e o desenvolvimento económico local”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques