uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Sinais vermelhos!

Acutilante Manuel Serra d’Aire

Há sinais de mudança no PCP. O partido mais inamovível nas suas posições, que continua a suspeitar que há democracia na Coreia do Norte e que apoia regimes de partido único (desde que o partido seja comunista), deu nos últimos tempos inquietantes sinais de mudança. O presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, elogiou a gestão privada do Hospital Vila Franca de Xira criticando implicitamente a não renovação do contrato de concessão entre o Governo e o grupo privado, anunciada há um par de semanas. Ora, se isto não é uma heresia e uma afronta à doutrina marxista-leninista, então não sei o que será? É mais ou menos como ver um imã ou um rabi a elogiar as virtudes do chouriço assado ou veres-me a mim a enaltecer o zelo e a competência do fisco na cobrança de impostos.
Mas os sinais de mudança não se ficam por aí, pois até o ortodoxo secretário-geral Jerónimo de Sousa fez das suas e convidou o ex-patrão do FC Alverca e actual presidente do Benfica para se sentar a seu lado num jantar da campanha para as eleições europeias, para telespectadores verem. Confesso que me deu algum gozo ver o líder dos comunistas portugueses a estender o tapete vermelho a um dos grandes devedores à banca. E todos sabemos como os comunistas abominam os grandes devedores à banca.
A não ser que, para os comunistas, os grandes devedores à banca não sejam todos iguais, como aliás dizem em relação aos políticos, precisamente para se distinguirem do resto da maralha. E, sendo assim, compete-lhes agir em conformidade e abrir mais uma frente de combate político. Porque o PCP é um lutador tenaz contra as desigualdades.
No Cartaxo, um vereador do PSD foi para as redes sociais queixar-se da maioria socialista que lidera o município por lhe terem ocupado sem aviso o gabinete de trabalho com materiais diversos, durante as obras que decorrem nos paços do concelho. A ocupação do território ‘laranja’ durou pouco tempo, sem ser necessária a mediação do secretário-geral da ONU António Guterres, mas o conflito prosseguiu nas redes sociais, porque o presidente da câmara socialista não se ficou e acusou o opositor de fazer política de forma suja e desleal. E a verdade é que na reunião de câmara seguinte o visado, depois de levar essa reprimenda pública, meteu a viola no saco em vez de desafiar o adversário para um duelo com vista a lavar a sua reputação e honra, como se fazia há um bom século atrás. Já não há políticos como antigamente...
Li com atenção um apontamento sobre as reclamações em Santarém relacionadas com a limpeza de ervas nas ruas e devo dizer que estou com os contestatários, que até chamaram a PSP por causa do pó, do ruído e dos condicionamentos ao trânsito. Como eu os compreendo! Eu passo pelo mesmo quando a senhora da limpeza vai lá a casa e calha eu por lá andar. O barulho do aspirador incomoda-me, bater os tapetes lança partículas para o ar, o produto para limpar o pó deixa um odor irritante e o cheiro da lixívia intoxica-me. Um dia destes chamo a Polícia...

Aceita um salamaleque do
Serafim das Neves

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques