uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Governo assume que reabertura da EN114 em Santarém depende do LNEC
As entradas do antigo Vila Franca Centro estão sujas e degradas e há quem peça uma limpeza profunda

Governo assume que reabertura da EN114 em Santarém depende do LNEC

Assunto tem motivado acesa discussão política na cidade. Parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil sobre a estabilidade da encosta de Santa Margarida é fundamental para a Infraestruturas de Portugal decidir se restabelece a circulação nesse troço entre Santarém e a Ribeira de Santarém, encerrado há quase cinco anos por razões de segurança.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação respondeu recentemente ao grupo parlamentar do PS o que a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) já tinha dito a O MIRANTE em Março último: a reabertura da EN114 entre Santarém e a Ribeira de Santarém está dependente de um parecer do LNEC, que só será elaborado após estarem instalados os inclinómetros que vão aferir a estabilidade da encosta de Santa Margarida, sobranceira à via. Sem a garantia de que há condições de segurança para ser restabelecida a circulação nesse troço, a IP não arrisca reabrir a via.
“Já se realizaram reuniões entre LNEC, a Câmara de Santarém e a IP, na qual o LNEC reafirmou que a garantia da estabilização da Encosta só poderia ser dada mediante a instalação de um conjunto de inclinómetros”, lê-se na resposta dada ao grupo parlamentar do PS.

Tudo preso pelos inclinómetros
O Ministério das Infraestruturas e da Habitação refere que foi assinado no dia 29 de Março de 2019 o contrato para a instalação de inclinómetros, prevendo-se que a mesma esteja concluída brevemente. “A recolha de dados iniciar-se-á de imediato para que os mesmos possam ser entregues ao LNEC para, com base na interpretação da informação que seja recolhida, emitir parecer técnico que permitirá concluir sobre a existência ou não de condições de estabilidade na encosta de Santa Margarida que permitam proceder à reabertura ao tráfego na EN 114”, informa ainda o ministério liderado por Pedro Nuno Santos.
Os deputados do PS também perguntaram “que compromisso assumiu o Município de Santarém junto do estado central para a reabertura deste importante acesso rodoviário?”. A essa questão o ministério nada respondeu, mas no passado mês de Maio, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), reafirmou que o município está a cumprir as obrigações que assumiu nos protocolos firmados com o Governo e com a IP, frisando que a monitorização das encostas, “através dos equipamentos instalados e dos que viessem a revelar-se necessários instalar”, compete ao Ministério da Economia, através do LNEC.
E o autarca acrescenta: “Ao longo dos anos, o LNEC tem realizado várias acções de monitorização às encostas de Santarém, tendo elaborado vários relatórios, o último dos quais, reportado às monitorizações de Maio de 2017 e visitas de inspecção de Dezembro de 2017”, já recomendava a reabertura da EN 114 quando fossem concluídas as obras de reforço que estavam na altura em curso, afirma.
Facto é que, segundo Ricardo Gonçalves, essas obras nas encostas, tendentes à reabertura da estrada, estão concluídas desde Setembro de 2018, tendo sido assumidas pelo município, que se substituiu ao Estado central nessa missão além de ter contribuído também para pagar a despesa.

Governo assume que reabertura da EN114 em Santarém depende do LNEC

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques