uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Acção de cosmética” não eliminou risco de deslizamentos na Estrada de Paialvo
Um deslizamento de terras obrigou ao corte da estrada no sentido descendente em Janeiro de 2018

“Acção de cosmética” não eliminou risco de deslizamentos na Estrada de Paialvo

Câmara de Tomar critica intervenção da Infraestruturas de Portugal e reclama obras num talude que tem dado sinais de instabilidade.

A Câmara de Tomar voltou a notificar a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) por considerar que pode estar em causa a segurança da circulação rodoviária na Estrada Nacional 349-3, mais conhecida por Estrada de Paialvo. Sobretudo pelo risco de poderem ocorrer novos deslizamentos de terras.
A presidente da autarquia, Anabela Freitas (PS), referiu que a intervenção que a IP fez naquela estrada, colocando um rail de protecção, é uma mera “acção de cosmética”. E acrescentou: “A IP não actuou no talude, o que faz com que o deslizamento de terras no local continue. A colocação do rail de protecção cria uma falsa sensação de segurança e, além disso, obriga os peões a terem que circular na estrada”, criticou, acrescentando que já não é a primeira vez que notificam a IP por causa do talude na Estrada de Paialvo.
Anabela Freitas respondia a questões levantadas pelo vereador José Delgado (PSD), engenheiro civil de profissão, que manifestou mais uma vez a sua preocupação sobre o assunto. “Colocaram um rail de protecção metálico para que não haja capotamentos ou despistes de veículos. No entanto, percebe-se que não trataram o talude, o que significa que a situação de perigo se mantém apesar de, aparentemente, ter sido resolvida”, disse. Delgado realçou que a IP não resolveu as questões do talude, apenas suprimiu a berma e criou uma falsa sensação de segurança.
O vereador social-democrata apelou à maioria socialista que gere a Câmara de Tomar que pressione a empresa no sentido de solucionar um problema que se arrasta há anos. Anabela Freitas concordou com José Delgado e propôs que o executivo municipal tome uma deliberação para pressionar a empresa a avançar com obras no talude da Estrada de Paialvo, referindo que trará uma proposta de deliberação na primeira sessão camarária de Agosto. “Uma deliberação de câmara tem muito mais peso do que uma mera notificação”, disse.
Recorde-se que em Janeiro do ano passado um deslizamento de terras nesse local obrigou ao corte de trânsito no sentido descendente, entre o cruzamento do restaurante Pato Bravo e a entrada de Tomar.

“Acção de cosmética” não eliminou risco de deslizamentos na Estrada de Paialvo

Mais Notícias

    A carregar...