uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
EN114 em Santarém reabriu ao fim de cinco anos mas ainda a meio gás
Troço da Estrada Nacional 114, entre Santarém e Ribeira de Santarém, reabriu ao trânsito no dia 17 de Julho, quase cinco anos depois do deslizamento de terras na encosta de Santa Margarida

EN114 em Santarém reabriu ao fim de cinco anos mas ainda a meio gás

Troço fechado por razões de segurança foi reactivado apenas no sentido Santarém/Ribeira de Santarém e está interdito a veículos pesados. Para já, não se sabe para quando o restabelecimento da circulação nos dois sentidos.

Custou mais foi! No dia 17 de Julho de 2019 voltaram a circular novamente automóveis no troço da Estrada Nacional (EN) 114 entre Santarém e a Ribeira de Santarém, quase cinco anos depois do deslizamento de terras na encosta de Santa Margarida que levou ao encerramento desse trajecto por razões de segurança. No entanto, para já, o trânsito faz-se apenas no sentido descendente e continua vedado a veículos pesados.
Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) afirmou que a reabertura acontece de forma parcial por motivos de segurança. O troço, com uma extensão de cerca de 1,35 quilómetros, foi encerrado em Agosto de 2014 devido a um deslizamento de terras na encosta de Santa Margarida. A intervenção, no âmbito do Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, decorrente de um protocolo assinado entre a Câmara de Santarém, o Governo e a Infraestruturas de Portugal e foi dada por concluída pelo município (que ficou como dono da obra) em Setembro de 2018.
A IP fez depender a reabertura do troço da EN114 da instalação de inclinómetros pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o qual emitiu, no dia 10 de Julho, um relatório que autoriza a abertura condicionada, podendo a circulação fazer-se apenas na faixa mais afastada da encosta.
A circulação em sentido contrário vai continuar a processar-se pela antiga EN365, passando pela estação ferroviária. “Todos os locais condicionados e desvios de trânsito estão devidamente sinalizados no local”, afirma o comunicado, lamentando a IP os transtornos causados e salientando que os condicionamentos apenas têm como objectivo garantir a segurança dos utilizadores da EN114.

EN114 em Santarém reabriu ao fim de cinco anos mas ainda a meio gás

Mais Notícias

    A carregar...