uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Misericórdia da Chamusca disponibiliza transporte para corrida de touros
Apresentação decorreu no tentadero de Tiago Prestes, ex-cabo dos Amadores da Chamusca

Misericórdia da Chamusca disponibiliza transporte para corrida de touros

Espectáculo que celebra o centenário da Praça de Touros da Chamusca está marcado para 3 de Agosto, pelas 22h00.

A Santa Casa da Misericórdia da Chamusca vai disponibilizar transporte às pessoas que não têm condições financeiras e residem nas freguesias do concelho para poderem assistir ao espectáculo tauromáquico e à estreia dos Forcados Amadores de Lisboa a pegar na Chamusca. Essa é uma das novidades da corrida de touros que celebra o centenário da praça de touros da vila e que está marcada para 3 de Agosto pelas 22h00.
Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, entidade que gere o espaço, esta corrida de touros tem como objectivo não só trazer alguns dos profissionais do mundo dos touros com mais reputação, mas também agradecer à população da Chamusca, já que foi das mãos dela que foi erguida a praça.
“Na altura, em 1919, as pessoas da Chamusca ofereceram-se para dar os materiais e a sua força de trabalho para construir aquilo que é hoje um ex-libris do concelho. É esse reconhecimento que queremos fazer agora à população”, afirmou Nuno Castelão na apresentação da corrida de touros.
Já o presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Touros de Lide, João Carlos Andrade, garantiu que os ganaderos “vão escolher certamente o melhor que têm em casa” e que vai haver uma pequena rivalidade entre as cinco ganadarias do Ribatejo e uma do Alentejo que vão estar a concurso no espectáculo.
Tiago Prestes, ex-cabo do Grupo de Amadores da Chamusca, foi o último a intervir, referindo que a Praça de Touros da Chamusca é onde o grupo sempre teve mais dificuldades para pegar, pela responsabilidade que sentem, e confessou que a corrida do centenário terá ainda um acréscimo de emoção e adrenalina. “É uma corrida histórica e foi uma boa aposta. Cem anos só se fazem uma vez”, admitiu Tiago Prestes, congratulando a organização do Congresso Internacional da Tauromaquia, que decorreu de 11 a 13 de Julho, na Chamusca.

Cartaz com João Moura, António Ribeiro Telles e Rui Salvador
A corrida de touros dos 100 Anos da Praça de Toiros da Chamusca realiza-se a 3 de Agosto, pelas 22h00. O cartel é composto pelos cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e Rui Salvador, que lidam touros de seis ganadarias que vão estar a concurso: Rosa Rodrigues, David Ribeiro Telles, Vale Sorraia, Manuel Veiga, Manuel Assunção Coimbra e Calejo Pires. As pegas vão estar a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, que festeja este ano as suas Bodas de Diamante, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca.
A receita reverte a favor da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Misericórdia. Antes do espectáculo realiza-se um programa de variedades alusivas à data (21h15) e, no final, são entregues os prémios “A Persistente” pela bravura, apresentação, melhor lide, melhor pega e melhor brega.

Misericórdia da Chamusca disponibiliza transporte para corrida de touros

Mais Notícias

    A carregar...