uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parlamento recomenda classificação das Salinas de Rio Maior e Mina do Espadanal
Salinas de Rio Maior foram classificadas como imóvel de interesse público em 1997

Parlamento recomenda classificação das Salinas de Rio Maior e Mina do Espadanal

Projectos de resolução do PCP foram aprovados na Assembleia da República. Salinas de Rio Maior e antigo complexo da Mina do Espadanal podem vir a ser classificados como imóvel de interesse nacional e património de interesse público, respectivamente.

A Assembleia da República aprovou dois projectos de resolução que recomendam ao Governo a adopção dos procedimentos necessários para a classificação das Salinas de Rio Maior como imóvel de interesse nacional e o antigo complexo da Mina do Espadanal, em Rio Maior, como património de interesse público. As propostas apresentadas pelo grupo parlamentar do PCP foram aprovadas na última sessão plenária desta legislatura, realizada a 19 de Julho.
Na sua fundamentação, o PCP refere que as salinas de Rio Maior assumem um relevante interesse sociocultural. Estão na base do desenvolvimento de quatro aldeias (Marinhas do Sal, Fonte da Bica, Pé da Serra e Casal Calado) e originaram um conjunto de práticas específicas do local e da sua comunidade, destacando-se o direito consuetudinário da exploração da água salgada do poço mestre, com origens ancestrais. As salinas já foram classificadas como imóvel de interesse público em 1997.
Já quanto ao antigo complexo mineiro, refere-se que a análise histórica e o levantamento do património mineiro do concelho de Rio Maior permitem confirmar a importância do conjunto edificado composto pela fábrica de briquetes e plano inclinado da Mina do Espadanal enquanto documento paradigmático da resposta da sociedade e do Estado português às duas Grandes Guerras do século XX, e da intervenção governamental no esforço de industrialização nacional no pós-guerra. Acrescenta-se ainda que a fábrica de briquetes da Mina do Espadanal é uma obra única, pela sua qualidade arquitectónica e inovação tecnológica, na construção de acessórios mineiros em Portugal.

Parlamento recomenda classificação das Salinas de Rio Maior e Mina do Espadanal

Mais Notícias

    A carregar...