Cinquenta veículos por dia a maioria dos quais para a Europa

Cinquenta veículos por dia a maioria dos quais para a Europa
António Jorge Rosa assume a presidência da Fuso, no Tramagal, há 15 anos

Prémio Empresa Mais Exportadora do Ano, Mitsubishi Fuso. Com um volume de facturação a ascender aos 220 milhões de euros, a única fábrica da marca japonesa na Europa exporta para vinte e oito países do continente mas também para Marrocos, Turquia e Estados Unidos.

Prestes a celebrar 40 anos de actividade no Tramagal, concelho de Abrantes, a Mitsubishi Fuso é a única fábrica europeia da marca japonesa na Europa. Nas suas instalações é produzido o modelo Canter, em diversas variações, maioritariamente para a Europa, Marrocos, Turquia e Estados Unidos da América.
A facturação de 2018 cifrou-se nos 220 milhões de euros, com grande parte do bolo proveniente das exportações. Portugal representou, em termos de facturação, cerca de 17 milhões de euros. Das cerca de 11 mil unidades produzidas anualmente ficam no país entre 800 e mil veículos.
O principal mercado da Mitsubishi Fuso do Tramagal é a Alemanha. Inglaterra ocupava a segunda posição do pódio mas é um mercado em retracção devido à incerteza provocada pelo Brexit. Segue-se o mercado francês e o português. Dentro da Europa a empresa exporta para 28 países.
A capacidade produtiva diária ronda as 50 unidades. Estas cinco dezenas saem diariamente da fábrica num transporte feito com dificuldade. A falta de acessibilidades é o calcanhar de Aquiles da empresa que, desde a sua abertura, em 1980, aguarda a melhoria dos acessos. Um assunto que tem endereçado aos diversos Governos.
Com cerca de 440 colaboradores, a Fuso tem tradicionalmente no primeiro semestre do ano o seu momento mais forte em termos de vendas. Tratando-se de veículos comerciais, vendidos maioritariamente a empresas, estão sujeitos aos constrangimentos orçamentais e às decisões empresariais que por norma são tomadas na primeira metade do ano. Em concreto, em 2018, há ainda a considerar a alteração da legislação ambiental que fez antecipar encomendas no primeiro semestre.
Para fazer face às variações da economia a nível internacional a empresa pondera o alargamento do fabrico a produtos alternativos. A entrada, em 2003, do accionista Daimler, detentor da marca Mercedes Benz, abre a possibilidade de alargar a produção a outros modelos. O objectivo da empresa é torná-la num centro de competência na produção de veículos comerciais eléctricos, alargando a produção da Canter eléctrica a outros modelos da esfera da Daimler.
O lançamento da Canter eléctrica deve acontecer entre o final de 2020 e início de 2021. De momento a Fuso está a desenvolver a versão final do veículo, com a preocupação da qualidade e não da quantidade, embora já tenha recebido várias solicitações de diversos mercados. Este veículo eléctrico é o antecipar de soluções para responder à tendência de preocupações ambientais da qual a Mitsubishi tem sido tractor a nível mundial.

Presidente Jorge Rosa está na empresa desde o início

Formado em engenharia de máquinas, António Jorge Rosa está na Mitsubishi Fuso, no Tramagal, desde o início. Entre 1980 e 1996 eram ali montados os kits que chegavam do Japão e vendidos em exclusivo para o mercado nacional. Depois da aquisição das instalações, em 1996, a empresa decide concentrar a produção num só produto e vender para toda a Europa num modelo que se mantém até hoje.
Jorge Rosa entrou com 23 anos e fez na Fuso a sua evolução profissional. Há cerca de 15 anos assume a presidência da Mitsubishi Fuso e lembra que é o mais antigo e o mais velho da empresa onde começou por chefiar uma pequena secção de qualidade, passou pela direcção-geral e pela vice-presidência.

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