“Sou um simples comerciante, apesar de me chamarem empresário”

“Sou um simples comerciante, apesar de me chamarem empresário”
António Jaime Carvalho é o rosto da Autogirar desde 1971

Prémio Carreira Empresarial, Jaime Carvalho – Autogirar. António Jaime Carvalho fundou a Autogirar, primeira concessão oficial da marca Nissan para o distrito de Santarém, em 1971. Antes já tinha trabalhado perto de duas décadas como vendedor de carros. O relacionamento com as pessoas é a grande riqueza do empresário que se diz um simples comerciante.

Há 66 anos a vender carros, 48 dos quais à frente da Autogirar, em Santarém, António Jaime Carvalho confessa que é um simples comerciante, embora todos lhe chamem empresário. Homem simples e humilde teve dificuldade em aceitar o Prémio Carreira Empresarial por não gostar de honrarias e por considerar que haverá com certeza alguém mais merecedor de tal distinção.
António Jaime Carvalho nasceu na Marmeleira, concelho de Rio Maior, a 11 de Maio de 1938, mas foi para Santarém com uma semana de vida. Desde então é aí que vive e pertencem ali todas as suas memórias.
Em retrospectiva lembra os anos de estudante quando esteve quase chumbado por faltas no liceu e o pai, caixeiro-viajante, o obrigou a trabalhar. Durante perto de duas décadas integrou a Oliveira Lda., concessionário da Ford em Santarém, onde começou pelo escritório e contabilidade e chegou a vendedor. Durante esses anos voltou a estudar, por iniciativa própria, no Ateneu Comercial.
Conta que, durante a sua juventude, Santarém era uma cidade brilhante em todos os sectores de actividade, chegando a ser considerada a quinta cidade mais comercial do país. Diz também que nessa altura o automóvel significava uma realização pessoal fora do comum. Ter um carro permitia aceder a outra classe na sociedade. Era um tempo de cavalheiros e havia muito respeito entre os colegas vendedores, sublinha, característica que diz manter-se até hoje.
Fundou a Autogirar em 1971, em sociedade com um irmão, já falecido. Actualmente, com uma idade em que já não é comum estar no activo, tem as três filhas e um genro a trabalhar consigo e não pensa afastar-se. “A Autogirar dá-me um prazer de viver do qual não abdico”, confessa. Gosta de afirmar que a empresa é uma casa discutida por quem a orienta e pelos próprios funcionários, 24 no total, que conhece pelos nomes.
Homem à frente do seu tempo, orgulha-se de, muito antes de se falar em paridade, ter sido o primeiro a ter uma mulher a vender peças. Esteve também tentado a contratar uma mulher mecânica, mas absteve-se de o fazer porque sentiu que o sexo masculino não estaria preparado.
Confessa que, se não tivesse enveredado pela vida de vendedor de carros teria que encontrar uma profissão que lhe permitisse um contacto directo com as pessoas. Acredita no valor dos jovens e espera ver um dos cinco netos a dar continuidade ao seu trabalho.

Primeiro concessionário Nissan em Santarém

A Autogirar - Sociedade Comercial de Automóveis, Lda. completou 48 anos de actividade a 9 de Outubro de 2019. Foi a primeira concessão oficial da marca Nissan para o distrito de Santarém e mantém até hoje essa representação. Em 2010, inaugurou novas instalações onde reúne os serviços de vendas, após-vendas, loja de peças e acessórios. Em 2014 a empresa tornou-se concessionária oficial da Mitsubishi. É também reparadora autorizada Subaru.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo