Trabalhar por conta própria depois de acumular experiência

Prémio Galardão Jovem Empresário, Tiago Soares Lopes - Director do Ginásio Fitness Factory de Santarém
Tiago Soares Lopes, 35 anos, é director do ginásio Fitness Factory de Santarém, mas a sua ligação à actividade física começou muito mais cedo. Aos 11 anos foi viver para Macau, por razões profissionais dos seus pais, e lá desenvolveu o gosto pela ginástica que trouxe para Portugal quando regressou três anos depois.
Nascido e criado em Santarém, casado e com dois filhos, começou a estudar desporto no ensino secundário ao mesmo tempo que praticava várias modalidades como escalada, pólo aquático ou karaté.
Na altura em que concorreu ao ensino superior quis seguir fisioterapia, por influência dos pais que também estão ligados à área da saúde, mas não conseguiu média para entrar. Encontrou na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) o curso de Exercício e Saúde que lhe encheu as medidas por ter a componente da saúde relacionada com a do exercício físico.
A primeira experiência profissional foi como responsável de ginásio a bordo de um cruzeiro que atravessou durante oito meses todo o Oceano Pacífico. Diz que foi uma espécie de tropa devido à dureza de ter que trabalhar 14 horas por dia e às saudades que sentia da família.
De regresso a Santarém, Tiago Soares Lopes foi director técnico de um ginásio e, após sete anos, achou que devia dar um passo em frente na sua carreira profissional, criando o seu próprio negócio e acrescentando algo à cidade onde decidiu fazer vida.
A Fitness Factory funciona em Santarém desde Agosto de 2019. Com cerca de dois mil sócios inscritos e uma equipa de trabalho composta por 12 pessoas, Tiago Soares garante que a proximidade com os clientes é a bandeira do projecto. O seu objectivo é que, nesse espaço, enquanto queimam calorias e tonificam o corpo, as pessoas se sintam em casa, satisfeitas e motivadas para terem um estilo de vida saudável.
O desafio para Tiago e para a Fitness Factory é manter a marca dos dois mil sócios activos e, para isso, o empresário não tem dúvidas do que há a fazer: escutar os clientes e tentar responder aos seus anseios na medida do possível.