uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Mação não vai oferecer pinheiros para enfeitar lojas e casas

Noventa por cento da área florestal do concelho foi dizimada pelos incêndios de 2017 e 2019.

A Câmara de Mação não vai oferecer este ano pinheiros naturais - que resultam da limpeza da floresta – aos comerciantes e particulares para enfeitarem os estabelecimentos comerciais e as suas casas. Esta era uma tradição que já acontecia há mais de dez anos e uma forma de assinalar a quadra natalícia e dar cor à vila. A justificação do município para esta decisão prende-se com o facto de 90% da floresta do concelho ter sido dizimada pelos incêndios de 2017 e 2019. A tradição será interrompida por não existir área verde para recolher estas árvores.
No entanto, o município lança um apelo à criatividade de todos para que contribuam como conseguirem para abrilhantar as ruas da vila e das freguesias do concelho. “Este ano a Câmara de Mação optou por não disponibilizar os tradicionais pinheiros naturais resultantes da limpeza da floresta devido aos incêndios que devastaram quase toda a floresta do concelho. Não temos áreas verdes significativas para oferecer os pinheiros”, afirma o presidente do município, Vasco Estrela (PSD).
A oferta de pinheiros aconteceu pela primeira vez em 2007 e o objectivo era sensibilizar os proprietários para a necessidade da limpeza da floresta e também para a importância da retirada de árvores em excesso. Ao mesmo tempo o município apela aos particulares e comerciantes de todo o concelho para que enfeitem uma árvore de Natal à sua porta, assinalando a quadra dando brilho às ruas das localidades.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido