uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Galardões de mérito em Alhandra celebram diversidade e empenho
Gala dos galardões de mérito da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz decorreu no auditório da Sociedade Euterpe Alhandrense

Galardões de mérito em Alhandra celebram diversidade e empenho

Quatro entidades e cinco pessoas foram distinguidas pela junta de freguesia. Entrega dos prémios de mérito cultural marcada por recados ao Governo e críticas por falta de apoios.


Valorizar a diversidade, premiar o empenho de quem dá sempre o que pode pela terra onde vive e distinguir quem ao longo dos anos tem colocado Alhandra no mapa são os principais objectivos dos Galardões de Mérito entregues na noite de sábado, 7 de Dezembro, pela União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.
“O melhor de nós está na relação que temos com as pessoas e com os outros”, destacou Mário Cantiga, presidente daquela União de Freguesias, lembrando que o maior património são as pessoas. “São pessoas que são um exemplo para a comunidade e a sua resiliência marca-nos a todos”, defendeu.
A cerimónia, que se realizou no auditório da Sociedade Euterpe Alhandrense, contou também com a presença do presidente do município de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, que destacou o muito que os agraciados têm feito pela comunidade.
Na cerimónia foram galardoadas quatro entidades: Tertúlia Alhandra a Toireira, Quinta da Boavista, a secção de Kosho-Ryu Kenpo da Euterpe e a Associação de Bem-Estar Infantil de Vila Franca de Xira, que tem uma casa de acolhimento de crianças em risco na Quinta da Ponte em São João dos Montes.
O evento distinguiu também cinco pessoas da comunidade: o maratonista José Paginha e o mestre de Kenpo Pedro Porém (mérito desportivo); o encenador José Telles e o maestro Telmo Lopes (mérito cultural); e, no mérito autárquico, foi atribuído a título póstumo o reconhecimento a José António Veríssimo da Silva, o primeiro presidente de câmara democraticamente eleito naquele concelho, e à actual vereadora Manuela Ralha, que tem os pelouros da cultura e da inclusão social.

Criticada falta de apoios à cultura
Os principais discursos da noite couberam aos galardoados com o mérito cultural, que deixaram críticas ao Governo por causa dos cortes na cultura. José Telles, figura conhecida do teatro no concelho de Vila Franca de Xira e presidente da Federação Portuguesa de Teatro, lembrou que está desempregado há um ano e que a cultura está em luta. “Este prémio tem ainda mais significado numa altura em que a cultura está em luta contra a falta de apoios. Veja-se o que está a acontecer com grupos como o Cegada. São estruturas que existem há anos e fazem um trabalho que mais ninguém faz na comunidade”, lamentou.
Também Telmo Lopes, maestro, lamentou que a cultura esteja ainda a ser vista como um fardo pesado para a sociedade. “Cada vez mais o nível está a baixar. Os iPad são simpáticos mas é mais simpático sair de casa e ir ver a actuação de um coro. Há grupos de teatro que não conseguem trabalhar e transmitem importantes mensagens. É preciso fazer alguma coisa”, criticou.

Galardões de mérito em Alhandra celebram diversidade e empenho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido