uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Médio Tejo lança concurso para concessão de transporte público de passageiros

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) iniciou, formalmente, o procedimento para o concurso público de concessão do serviço de transporte de passageiros do Médio Tejo. A deliberação, aprovada no conselho intermunicipal a 28 de Novembro, foi enviada à Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT), que se irá pronunciar em parecer prévio. O lançamento do procedimento está dependente deste parecer e da formalização dos contratos interadministrativos de delegação e partilha de competências.
O objecto da concessão destina-se a serviços como o transporte público regular de passageiros (municipal, intermunicipal, inter-regional); o transporte público urbano de Abrantes e Tomar; e o transporte escolar especializado (Abrantes, Alcanena, Mação, Ourém e Tomar). A operação tem como data prevista de arranque 1 de Julho de 2021. O contrato de concessão terá a duração de quatro anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
Esta medida surge no seguimento dos contratos interadministrativos de delegação de competências do serviço público de transporte de passageiros entre a CIMT e os municípios, celebrados em Novembro de 2016.
No mesmo conselho intermunicipal foi aprovada a continuidade para 2020 das medidas do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART). A CIM do Médio Tejo atribui um desconto de 40% no valor por passageiro nas assinaturas mensais dos serviços de transporte público da região, quer no transporte ferroviário (serviço inter-regional e regional) quer no rodoviário (assinaturas de linha).
No Transporte a Pedido, actualmente a funcionar em 12 concelhos do Médio Tejo, a redução tarifária atinge, no maior escalão, um desconto de cerca de 47%.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido