uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Funcionário da Câmara de Almeirim passa atestado de burrice ao presidente
Pedro Ribeiro

Funcionário da Câmara de Almeirim passa atestado de burrice ao presidente

O relações públicas da câmara, cargo que não exerce efectivamente, limitando-se a fazer fotografias e vídeos das iniciativas do município, deixou mal vista a autarquia ao desfocar dois jornalistas de O MIRANTE nas fotos da inauguração do CDOS.

Rui Louraço, funcionário da Câmara de Almeirim, na área das Relações Públicas, editou várias fotografias onde desfoca o rosto de dois jornalistas de O MIRANTE que, tal como ele, estavam a acompanhar a cerimónia de inauguração do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), realizada a 6 de Dezembro. As fotos foram publicadas na página do Facebook do presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, e só foram retiradas na tarde de sábado, 7 de Dezembro, quando este tomou consciência da polémica.
O caso foi denunciado poucas horas após a publicação das fotos, por vários colegas de outros órgãos de comunicação social da região, que manifestaram surpresa e indignação. Esta atitude de Rui Louraço só pode estar relacionada com o facto de não ter gostado de ter sido notícia, por várias vezes, em O MIRANTE. O funcionário foi notícia aquando do concurso para as funções que desempenha actualmente, rodeado por polémica, e também devido à acumulação de funções públicas e privadas, enquanto funcionário da Câmara de Almeirim.
Rui Louraço foi notícia em O MIRANTE na edição de 18 de Novembro de 2015, por não estar a exercer funções de relações públicas, depois de ter sido promovido para o cargo, em 2013, e ter autorização para desempenhar uma série de funções privadas. Autorizado por despachos, emitidos em 2013 e 2014, o funcionário podia exercer actividades fora das funções públicas que lhe permitiam ser consultor de comunicação, formador em multimédia, sócio-gerente da Formactic - empresa dedicada à elaboração de sites - e promotor bancário no Banco Popular. Questionado na altura, se não havia promiscuidade na acumulação de funções públicas e privadas, o autarca de Almeirim recusou-se a opinar sobre o assunto, referindo apenas que “desde que o funcionário cumpra as suas obrigações” não tem de fazer comentários.
Antes, em 2013, já tinha sido notícia por causa dos contornos do concurso para o cargo de relações públicas, no âmbito do qual foi promovido pouco tempo antes das eleições autárquicas. O presidente do júri do concurso era um colega seu de faculdade. Era requisito principal do concurso ser licenciado em Educação e Comunicação Multimédia, curso que Rui Louraço tinha obtido em 2010. Na sequência desta formação a autarquia cedeu ao capricho do funcionário para que se cortasse à circulação uma das principais ruas da cidade, a Dionísio Saraiva, com a participação de elementos da GNR, para que este fizesse filmagens para um site que explora na Internet.
Pedro Ribeiro questionou o funcionário sobre o que o levou a desfocar o rosto dos jornalistas e terá recebido como resposta a justificação baseada no novo regulamento da protecção de dados.

Funcionário da Câmara de Almeirim passa atestado de burrice ao presidente

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido