uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Jovem de Torres Novas  em prisão preventiva por roubos e falsificações

Um jovem de 24 anos, de Torres Novas, ficou em prisão preventiva por quatro crimes de roubo por esticão nos concelhos de Torres Novas e Tomar e três de falsificação de documentos. O juiz de instrução criminal decidiu aplicar a medida de coacção mais gravosa por estar em causa o perigo de fuga e por dúvidas relativamente ao facto deste exercer uma profissão, de pedreiro, já que não ficou demonstrado que tivesse uma actividade estável da qual obtivesse rendimentos lícitos. Um colega do suspeito, de 17 anos de idade, vai aguardar julgamento em liberdade com apresentações diárias no posto policial.
A GNR, que deteve os jovens na terça-feira, dia 3, informa que estava a investigá-los há cerca de três meses. Segundo o comando de Santarém da GNR, os suspeitos abordavam as vítimas na via pública, arrancando com violência peças de ouro ou outros bens que tivessem na sua posse. Nas buscas feitas às casas e veículos dos suspeitos, os militares apreenderam 480 euros em numerário, 23 artigos em ouro e três telemóveis.
A Procuradoria da Comarca de Santarém esclarece ainda que a prisão preventiva, aplicada ao arguido mais velho, foi também determinada perante fortes indícios da prática dos crimes e atendendo à existência de antecedentes criminais. O de 17 anos de idade, que vive com os pais e frequenta o oitavo ano num curso profissional, fica ainda proibido de ter contactos com o seu companheiro de crimes e com os ofendidos. O Ministério Público tinha pedido a medida de coação de permanência na habitação, o que não foi tido em conta pelo juiz de instrução criminal. Para a decisão contribuiu o facto de o menor não ter antecedentes criminais e estar inserido familiarmente.
Os dois arguidos foram apresentados a primeiro interrogatório, depois de detidos no âmbito de mandados emitidos pelo Ministério Público, na quarta-feira, 4 de Dezembro. Dos quatro crimes de roubo de que são suspeitos, três deles são agravados, implicando penas de um a oito anos de prisão, ou três a quinze anos se tiver existido perigo para a vida da vítima ou lhe infligir, pelo menos por negligência, ofensa à integridade física grave. O arguido de 24 anos está ainda indiciado de um crime de condução perigosa de veículo.
A procuradoria informa que o inquérito criminal vai prosseguir na secção de Torres Novas do Departamento de Investigação e Acção Penal de Santarém, estando a investigação entregue à Guarda Nacional Republicana.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido