uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Vila Franca de Xira não quer terminal de contentores no concelho

Autarcas e ambientalistas de Loures querem que o equipamento saia da Bobadela e que a concessão seja revertida para que possa ser instalada, por exemplo, na Castanheira do Ribatejo. Município vilafranquense não aceita essa solução.


Vila Franca de Xira não quer a mudança do terminal de contentores da Bobadela, no concelho de Loures, para o seu concelho. Essa é, para já, a posição do presidente do município, Alberto Mesquita (PS), que, a O MIRANTE, põe fim à especulação dos últimos dias e garante que não é uma opção interessante para o seu território.
Os autarcas e ambientalistas de Loures querem o terminal de contentores da Bobadela fora do seu território e exigem ao Governo que a recente concessão daquele equipamento seja revertida, sugerindo que o espaço mude, por exemplo, para a plataforma logística da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira.
“Compreendo que os contentores na Bobadela não sejam uma coisa interessante para Loures. Mas provavelmente também não é interessante para nós. Tenho tentado acompanhar esta situação mas neste momento não há nenhuma informação ou facto que permita concluir que haja intenção de os contentores saírem da Bobadela e irem para a Vala do Carregado”, explica Alberto Mesquita.
O assunto veio a lume nas últimas semanas por causa da renovação da concessão do terminal, por parte da Infraestruturas de Portugal (IP), por mais cinco anos à MSC Entroncamento. Uma situação que deixa o terminal de contentores do complexo ferroviário da Bobadela em plena zona para onde estão previstas as Jornadas Mundiais da Juventude. Aquele que será o maior evento católico do mundo vai decorrer em 2022, no Parque Tejo, a ser construído naquela zona, por isso os autarcas de Loures dizem que os contentores estão a mais e não são desejados.
Uma solução para esse problema seria a Castanheira do Ribatejo, já que tem uma plataforma logística que nunca serviu para nada e um novo terminal fluvial já aprovado em Plano Director Municipal e em fase de construção. “A Câmara de Vila Franca de Xira terá sempre uma última palavra a dizer e na altura própria, caso seja necessário, irá pronunciar-se. Para já, sem perceber as condições em que eventualmente essa transferência se venha a fazer, a minha posição é negativa”, assegura Alberto Mesquita.
Também Luís Almeida, presidente da União de Freguesias da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, mostra-se prudente. “Tudo dependerá da proposta que estiver em cima da mesa e de como as coisas serão feitas. Se advir um ganho para a população claro que é positivo, mas é preciso também perceber quais seriam os contras dessa instalação”, afirma.

Ambientalistas defendem Castanheira do ribatejo
Rui Pinheiro, da Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL), adianta a O MIRANTE que todos os estudos realizados por especialistas de logística apontam a Castanheira do Ribatejo como o local ideal para o terminal. “Loures tem tido dificuldades em recuperar a sua zona ribeirinha e na Castanheira há boas condições e infra-estruturas para o acolher”, defende.
No final de Novembro os eleitos da Assembleia Municipal de Loures aprovaram, por unanimidade, uma moção a pedir a reversão da concessão e a exigir a retirada do terminal daquele espaço. A IP já veio dizer que o terminal da Bobadela tem uma relevância importante e estratégica para a economia do país e que a interrupção da sua actividade, ainda que temporária, prejudicaria “severamente” o transporte ferroviário de mercadorias.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido