
Festa dos 50 anos da Escola Duarte Lopes em Benavente
Estabelecimento de ensino destacou o papel de todos os professores e profissionais não docentes ao longo do meio século de vida da escola pública, bem como da comunidade educativa externa.

Uma das iniciativas de comemoração dos 50 anos da Escola Duarte Lopes, em Benavente, consistiu numa homenagem a todos os professores e profissionais não docentes aposentados ao logo do meio século de vida da escola pública. O evento contou com uma exposição fotográfica, intitulada “50 Anos de Nós”, na qual se mostram alguns momentos informais dos homenageados em contexto de trabalho.
As comemorações, que se iniciaram com este evento no dia 17 de Dezembro, têm a parceria da Câmara Municipal de Benavente e da Junta de Freguesia de Benavente. Depois da distinção individualizada a cada um dos homenageados decorreu uma festa natalícia em que se juntou o passado e o presente da Escola Duarte Lopes, que assim se designa “desde o ciclo preparatório, em 1969”.
Nesta iniciativa a escola pretendeu destacar o trabalho e dedicação de todos os professores, assistentes operacionais e alguns elementos da Comunidade Educativa Externa. Pessoas que “ao longo de uma vida se dedicaram com empenho e sentido de pertença à nossa escola pública, tornando-a mais personalizada, mais saudável e, por isso, mais credível”.
A lealdade, dedicação e brio dos assistentes operacionais, no exercício das suas funções foram destacados na homenagem considerando a escola que estes são “alicerces imprescindíveis” ao seu funcionamento. A escola lembrou também os fundadores do agrupamento de escolas, realçando que “a escola e a sua estabilidade só se conseguem com o empenho e a dedicação de professores, funcionários, encarregados de educação e com a colaboração diária dos alunos. Contudo, para edificar a escola foram muitos os que, saindo de si, a serviram fazendo a ponte para os dias de hoje”.
Destaque ainda para a Comunidade Educativa Externa, sem a qual a escola “sobrevive mas, nem sempre, se fortalece”, refere o estabelecimento de ensino em comunicado. Pelo que “os laços criados com o exterior foram determinantes para erguer a sua vida física, humana, emocional e afectiva”, salienta, sublinhando que esta homenagem significa um gesto de respeito e orgulho na referência que ainda hoje permanece.
