Cavaleiro Andante

É só fazer as contas!!!
O município de Torres Novas vai receber quase um milhão e meio de euros relativos ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), por via do Orçamento de Estado e a notícia apanhou toda a gente desprevenida, até porque o município é o que recebe a quinta maior verba, a nível do país. Na reunião do executivo de terça-feira, 7 de Janeiro, o vereador da oposição, João Quaresma (PSD), disse achar estranho tanto dinheiro e, apesar do presidente, Pedro Ferreira (PS), lhe dizer que já tinha confirmado junto de fonte governamental, não desarmou e voltou a pedir que se perceba melhor a origem da massa. Perante aquelas dúvidas, é caso para dizer que João Quaresma não acredita mesmo... no Pai Natal.
Cavaleiro Andante | 15-01-2020


Valamatos em modo Pai Natal
Os reis magos são figuras incontornáveis da quadra natalícia, tendo ficado na História pelas ofertas de ouro, incenso e mirra que fizeram ao menino Jesus para louvar o seu nascimento. Daí vem a tradição do Cantar dos Reis que existe por todo o país e que também marca presença em Abrantes. Só que, aí, foram os reis, ou quem os cantou, que levaram uns presentinhos das mãos do presidente da câmara Manuel Valamatos, que assim fechou a época festiva em modo Pai Natal....
Cavaleiro Andante | 14-01-2020


Quem nunca pecou que atire a primeira pedra
A Câmara de Tomar anunciou em reunião do executivo que quer proibir a aplicação de painéis publicitários na zona nobre da cidade, tornando-se pioneira na região a regulamentar a publicidade selvagem. Hugo Cristóvão, vice-presidente, adiantou até que o município vai dar o exemplo e não vai voltar a fazer cartazes para anunciar as suas actividades. O Cavaleiro Andante aplaude a decisão, mas lembra que no ano passado, por esta altura, as preocupações eram semelhantes e uma notícia publicada em Fevereiro era ilustrada com fotografia da mesma data onde sobressai em primeiro plano um evento promovido pela câmara (Feira de Santa Iria) que já tinha acontecido em Outubro do ano anterior… .
Cavaleiro Andante | 13-01-2020


A culpa não é do acordo ortográfico
No Entroncamento, já lá vai mais de um ano, a Biblioteca Municipal passou a ser Bibliot C Municipal. A mudança poderá ter ocorrido devido à queda de duas letras mas a manutenção da situação leva a crer que a intenção é passar a ideia de que o local é uma espécie de quartel-general dos...devoradores de letras da cidade.
Cavaleiro Andante | 12-01-2020

Trabalhar faz calos
O ano de 2020 já começou mas muitos dos municípios do Ribatejo ficaram parados no tempo. As agendas culturais nos sítios oficiais das câmaras municipais são uma verdadeira desilusão: Mação não actualiza a agenda desde 2016; na Chamusca utiliza-se a agenda cultural para dar notícias; Almeirim não tem agenda, é o presidente do município que vai fazendo trabalho no seu Facebook. Estes são apenas alguns exemplos daquilo que parece ser óbvio: ou há falta de pessoal ou as agendas passaram à história, o que não condiz com a vontade de mobilização dos munícipes de que tanto se fala... .
Cavaleiro Andante | 11-01-2020
Um episódio que não lembrava ao diabo
Os dirigentes do Politécnico de Santarém e da Escola Superior de Gestão de Santarém livraram-se de uma pedra no sapato com a aposentação, em Novembro último, do professor Luís Fé de Pinho, que ao longo dos últimos anos foi um contundente contestatário da gestão dessas entidades. O Cavaleiro Andante julgou que, com a aposentação, chegara ao fim a atribulada novela, mas eis que surgiu um novo capítulo, em jeito de bónus para os espectadores mais fiéis, com o Politécnico de Santarém a publicar em Diário da República um aviso de despedimento, por razões disciplinares, do controverso professor que estava aposentado há já um mês. Esta, confessamos, não lembrava ao diabo, nem sequer ao mais imaginativo dos guionistas….
Cavaleiro Andante | 09-01-2020

O Heitor... saltitão!
O vereador do PS na câmara de Ourém, João Caldeira Heitor, renunciou ao mandato e vai ficar sossegado em Lisboa onde é secretário-geral no Instituto Superior de Gestão. Heitor, que se meteu no PS aos 15 anos, levado pelo amigo Paulo Fonseca, foi para gestor de uma empresa municipal quando Fonseca foi para presidente da câmara. E foi depois seu chefe de gabinete até à altura em que ele começou a desmoronar-se politicamente. Nessa altura abalou para Lisboa, para assessor do Grupo Parlamentar do PS onde tinha outro amigo dos tempos da JS, o deputado António Gameiro. Aceitou integrar a lista do PS para a Câmara de Ourém mas a vitória do PSD nas autárquicas fê-lo suspender o mandato ao fim de quatro meses, que uma coisa é ser da maioria e outra da oposição. Voltou pelo tempo necessário para arrumar papeladas e agora partiu de vez, dando o seu contributo para a... desertificação do interior!!.
Cavaleiro Andante | 08-01-2020

Destaques

Dunany Foods abre fábrica inovadora de refeições em Samora Correia
Investimento de um milhão e meio de euros promete empregar meia centena de pessoas até ao final deste ano. Fábrica vai produzir massas, lasanhas, pratos assados e gratinados.
Edição de 15-01-2020