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Iniciativa “Devolver à Terra” premeia compostagem em meio escolar

Envolver os alunos na valorização dos restos de comida das cantinas transformando-os em composto é o objectivo do projecto nacional que conta com a participação de sete escolas da região. Ao fim de três anos haverá um prémio de 2.500 euros para as três escolas com melhor desempenho.

Sete escolas da região foram seleccionadas para integrar a iniciativa “Devolver à Terra”, que tem como objectivo incentivar boas práticas ecológicas entre os mais novos. No total, o projecto dinamizado pela associação ambientalista Zero e pela empresa Silvex, Indústria de Plásticos e Papéis, recebeu mais de 200 candidaturas de escolas de todo o país, tendo sido seleccionadas 96.
Entre as escolas da região que integram o “Devolver à Terra” estão a Escola Básica 2,3 de Marinhais; a Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves e a Escola Básica Manuel Figueiredo, ambas de Torres Novas; a Escola Básica e Secundária de Ourém; a Escola Secundária de Alcanena; a Escola Secundária do Entroncamento e o Agrupamento de Escolas de Constância.
O projecto, que tem uma duração prevista de três anos, irá premiar cada uma das três escolas com melhor desempenho na valorização de resíduos orgânicos (restos de comida das cantinas) e na sua transformação em composto de grande qualidade com um prémio no valor de 2.500 euros.
No início do ano lectivo, a Zero e a Silvex lançaram às escolas o desafio de se candidatarem ao projecto “Devolver à Terra”, com o qual pretendem promover, junto da comunidade escolar, práticas de recolha, separação e compostagem de resíduos orgânicos. O objectivo é realçar o potencial que as escolas possuem, enquanto geradoras de resíduos, na redução do desperdício, da quantidade de resíduos encaminhados para aterro e, consequentemente, da geração de gases com efeito de estufa, através de acções de separação e reciclagem de resíduos orgânicos. Permite aos alunos verificar como resíduos sem valor aparente podem ser muito úteis para fertilizar os jardins e hortas escolares.

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