Bispo de Santarém alerta para dificuldades económicas das IPSS
Preocupação de D. José Traquina expressa na homilia de dia de Ano Novo.
O bispo de Santarém, D. José Traquina, alertou na homilia de dia 1 de Janeiro para a má situação financeira que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) atravessam e para o seu futuro incerto.
Segundo o prelado, durante os últimos dez anos as IPSS foram o sector social que mais conseguiu garantir os postos de trabalho dos seus colaboradores, asseguraram os serviços aos utentes cujas famílias não conseguiam pagar a sua comparticipação e ainda apoio de alimentação a pessoas e famílias que ficaram sem rendimentos.
Mas agora, afirmou D. José Traquina, são as IPSS que vivem uma situação preocupante, tendo o seu futuro em risco devido ao aumento com encargos sociais e à redução das receitas. “A partir deste mês de Janeiro os custos de funcionamento das IPSS vão aumentar e, portanto, a preocupação está acrescida. Não sabemos nem como nem quando decorrerão as conversações que se impõem sobre este assunto com a Segurança Social, mas esperamos que haja justiça e bom senso para bem de toda a população”, referiu o bispo de Santarém.
Durante a mensagem de Ano Novo, D. José Traquina apelou ainda a todos para que não se fiquem pela lamentação nem pela exigência de responsabilidades aos governantes e decisores políticos, mas que reflictam e tomem atitudes, segundo princípios e valores de defesa do bem comum.