uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bispo de Santarém alerta para dificuldades económicas das IPSS
José Traquina

Bispo de Santarém alerta para dificuldades económicas das IPSS

Preocupação de D. José Traquina expressa na homilia de dia de Ano Novo.


O bispo de Santarém, D. José Traquina, alertou na homilia de dia 1 de Janeiro para a má situação financeira que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) atravessam e para o seu futuro incerto.
Segundo o prelado, durante os últimos dez anos as IPSS foram o sector social que mais conseguiu garantir os postos de trabalho dos seus colaboradores, asseguraram os serviços aos utentes cujas famílias não conseguiam pagar a sua comparticipação e ainda apoio de alimentação a pessoas e famílias que ficaram sem rendimentos.
Mas agora, afirmou D. José Traquina, são as IPSS que vivem uma situação preocupante, tendo o seu futuro em risco devido ao aumento com encargos sociais e à redução das receitas. “A partir deste mês de Janeiro os custos de funcionamento das IPSS vão aumentar e, portanto, a preocupação está acrescida. Não sabemos nem como nem quando decorrerão as conversações que se impõem sobre este assunto com a Segurança Social, mas esperamos que haja justiça e bom senso para bem de toda a população”, referiu o bispo de Santarém.
Durante a mensagem de Ano Novo, D. José Traquina apelou ainda a todos para que não se fiquem pela lamentação nem pela exigência de responsabilidades aos governantes e decisores políticos, mas que reflictam e tomem atitudes, segundo princípios e valores de defesa do bem comum.

Bispo de Santarém alerta para dificuldades económicas das IPSS

Mais Notícias

    A carregar...