uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hermínio Martinho é o novo provedor da Misericórdia de Santarém
Hermínio Martinho

Hermínio Martinho é o novo provedor da Misericórdia de Santarém

Antigo vereador da Câmara de Santarém não teve concorrência no acto eleitoral.

Edição de 15.01.2020 | Sociedade

Hermínio Martinho foi eleito no dia 27 de Dezembro pelos irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Santarém como provedor, sem alternativa, já que apenas havia uma lista concorrente à instituição, que emprega duas centenas e meia de pessoas e tem várias valências. O antigo deputado e ex-vereador da Câmara de Santarém sucede a Mário Rebelo, que passa agora a ser o presidente da mesa da assembleia geral, tendo ambos trocado de funções.
Hermínio Martinho desempenhava até agora o cargo de presidente da mesa da assembleia geral, mas por uma questão de incompatibilidades estatutárias teve de suspender as funções durante as eleições. Para dirigir e fiscalizar o acto eleitoral foi coaptado um dos irmãos mais antigos da Misericórdia, José Júlio Eloy.
A tomada de posse está marcada para dia 16 de Janeiro e a posse dos novos dirigentes vai ser dada pelo bispo de Santarém, D. José Traquina. O novo provedor não quer falar sobre o seu projecto nem a perspectiva que tem sobre mudanças na instituição antes de ser empossado. Para já, limita-se a dizer que pretende ajudar a Santa Casa a cumprir a sua missão de ajudar os outros.
Hermínio Martinho fundou e liderou o Partido Renovador Democrático, PRD, em 1985. Foi deputado, chegou a vice-presidente da Assembleia da República e teve assento no Conselho de Estado. É engenheiro técnico agrário, nasceu em Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, em 23 de Março de 1946, e está radicado há muitos anos em Santarém, onde foi vereador na câmara municipal entre 1979 e 1982, eleito pelo PS, e entre 1997 e 2001 eleito pelo PSD.

Hermínio Martinho é o novo provedor da Misericórdia de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...