uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Covid-19 está a afectar agricultura da região
Jorge Neves, Luís Vasconcellos e Souza e Mário Antunes na entrega dos prémios da Agromais

Covid-19 está a afectar agricultura da região

Os preços dos contratos de exportação de milho tiveram uma queda de cerca de 5% nos últimos dois meses, desde que se iniciou a crise provocada pelo novo coronavírus.

O Covid-19 pode ter efeitos visíveis nos preços dos contratos do sector agrícola da região. O alerta foi dado por Jorge Neves, director-geral da Agromais C.R.L, durante a cerimónia de entrega de prémios aos melhores agricultores do ano de 2019, que decorreu no a 3 de Março na Golegã.
Jorge Neves explica que a China é o segundo maior produtor e consumidor de milho do mundo e que a queda abrupta do consumo de produtos alimentares nesse país originou uma redução significativa das exportações, ao ponto dos valores dos contratos agrícolas terem caído cerca de 5%, segundo a Bolsa de Chicago.
Esta diminuição dos preços a nível mundial não tem impacto na quantidade de produção da agricultura na nossa região, mas pode influenciar as cotações compra/venda, fazendo com que os produtores tenham de vender os seus produtos a preços inferiores ao habitual. “Costuma dizer-se que quando a China se constipa também nós ficamos constipados. Aqui está a prova disso”, afirma o dirigente.
No entanto, Jorge Neves não quer criar alarmismos desnecessários porque os mercados são imprevisíveis e é importante que os agricultores saibam lidar com a expectativa de pânico que se está a criar à volta deste assunto, para iniciarem da melhor forma a nova campanha que está prestes a começar.

Covid-19 está a afectar agricultura da região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido