uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Surto de coronavírus está a ter consequências na hotelaria de Fátima
Turismo religioso será um dos sectores afectados pelo surto de Covid-19

Surto de coronavírus está a ter consequências na hotelaria de Fátima

Os efeitos do surto de Covid-19 no turismo fizeram-se sentir na 8ª edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso com o cancelamento de cerca de 20% das presenças previstas.

A presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), Purificação Reis, reconheceu que o surto de Covid-19 está a ter consequências na hotelaria em Fátima, com “cancelamento de reservas e de viagens”.
Sem apresentar números, Purificação Reis disse que o surto “terá impacto em Fátima e fora de Fátima, em termos nacionais e internacionais”. No caso concreto da Cova da Iria, sublinhou, “é um mercado de grande sensibilidade ao mercado internacional”.
Assegurando que os responsáveis da ACISO estão atentos ao desenrolar da situação, com as decisões a serem tomadas diariamente, Purificação Reis antecipou que “Maio [mês da principal peregrinação aniversária ao Santuário de Fátima] terá algum impacto” ao nível de reservas, nomeadamente no que se refere a grupos organizados.
Os efeitos do surto de Covid-19 no turismo estiveram presentes na sessão de abertura do VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso, que começou na quinta-feira, 5 de Março, em Fátima, numa organização da ACISO, e que registaram o cancelamento de cerca de 20% das presenças previstas, estando representados 46 países dos 51 inicialmente previstos. Na sessão, Purificação Reis, ao falar do contexto desfavorável que actualmente se vive devido ao surto do novo coronavírus, disse ser ainda cedo para perceber o quanto serão significativos os impactos no sector.
Por seu turno, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, sublinhou que “o turismo é a economia da paz, das emoções e dos sentidos”, acrescentando que o turismo religioso em Portugal é um dos vectores estruturantes do sector. Também a herança judaica, que pode ser vivida em 25 pontos de 19 localidades nacionais, foi destacada por Rita Marques, para quem “é uma prioridade trabalhar o turismo religioso” no país.
Na sessão de abertura participaram também o reitor do Santuário de Fátima, os presidentes das câmaras de Ourém e da Guarda e um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que realçaram a importância do turismo religioso para o desenvolvimento do país.

Surto de coronavírus está a ter consequências na hotelaria de Fátima

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido