Câmara de Santarém suspende Festas de São José e restringe acesso a espaços públicos

Medidas de contingência estão em vigor até 31 de Março, altura em que será feita uma reavaliação do surto em território nacional pela Direcção Geral de Saúde.

As Festas de São José, que deviam decorrer entre 18 e 22 de Março, foram suspensas pela Câmara Municipal de Santarém depois das orientações dadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) no âmbito dos planos de prevenção municipal devido ao Covid-19, conhecido como coronavírus.
Além das festas da cidade, também todas as festividades, romarias e procissões do concelho tiveram ordem de suspensão. A informação foi dada pelo presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, numa conferência de imprensa na tarde de terça-feira, 10 de Março. Todas as medidas de contingência do município vão decorrer até 31 de Março, altura em que será feita uma reavaliação pela DGS da evolução da situação em território nacional.
As piscinas municipais vão encerrar e serão suspensas as actividades da Escola Municipal de Natação (Sacapeito e Complexo Aquático). O mercado bimensal foi também suspenso.
No que respeita aos espaços culturais e turísticos da autarquia as visitas terão um número máximo de dez pessoas em simultâneo e a utilização de equipamentos desportivos fica restringida às actividades regulares, como treinos e competições federadas oficiais, não sendo permitida a presença de público.
Os espaços públicos e apoios logísticos para eventos que reúnam mais de 150 pessoas estão também suspensos, bem como a cedência de viaturas do município, incluindo autocarros. A Loja do Cidadão fica condicionada sendo que o município está ainda a desenvolver esforços que garantam as condições de prevenção no interior.
No que respeita ao âmbito escolar, a autarquia aguarda por decisões do Governo, mas suspendeu já todas as actividades que levem à participação de pais ou encarregados de educação dentro das escolas e creches ou jardins-de-infância, como é o caso do plano educativo municipal “Oferta de Recursos Educativos”, “Pai e Mãe: almoçamos juntos” e todas as actividades do Projecto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
O presidente da Câmara de Santarém sublinha que estas medidas foram tomadas por “prevenção”, embora “sem alarmismos”, sublinhando que “não existe, até à data, nenhum caso de contaminação com o vírus no concelho”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo