uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Hospitais restringem visitas devido ao coronavírus 

Os quatro hospitais do distrito de Santarém estão a restringir as visitas a doentes como forma de prevenir e controlar a propagação do coronavírus. Nas três unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo (Abrantes, Tomar e Torres Novas) o horário de visita passará a ser das 14h00 às 16h00 e das 18h00 às 19h00 e só é permitida a visita de uma pessoa de cada vez. O Hospital de Santarém também só permite a entrada de uma pessoa para as visitas e proibiu a circulação de delegados de informação médica nos pisos de internamentos.
As medidas visam proteger os utentes e os profissionais e podem ser adaptadas consoante o evoluir da situação. No Hospital de Santarém foram feitas várias alterações por serviços e no internamento de adultos só é permitida a entrada de um acompanhante no período das 12h00 às 20h00 e nas visitas, das 13h00 às 14h00 e das 18h00 às 19h00, só pode entrar uma pessoa. O mesmo se passa na unidade de cuidados intensivos.
Na unidade de cuidados intermédios só pode entrar uma pessoa durante 15 minutos, nos períodos das 15h00 às 15h15 e das 20h00 às 20h15. Na cirurgia de ambulatório pode apenas entrar um acompanhante por utente a ser submetido a cirurgia e no caso de se tratar de idosos é permitido um acompanhante e outro na sala de espera no piso 0. Na maternidade só é permitida a presença de um acompanhante e não são permitidas visitas de crianças, mesmo que sejam irmãos dos recém-nascidos. Nas urgências, o acesso também é muito mais restrito e para doentes internados pode entrar uma pessoa às 18h00. Nos doentes em contexto de urgência o acompanhante pode permanecer junto do doente até à primeira observação médica tendo depois de ficar na sala de espera.
Nos quatro hospitais as medidas podem ser alteradas para casos específicos. No Médio Tejo pode ser autorizada a entrada de duas pessoas em simultâneo, em situação de visitantes com necessidades especiais. Em Santarém as situações especiais podem ser decididas pelo enfermeiro da triagem ou pelo médico. Todas as outras situações não previstas serão avaliadas pelos responsáveis dos serviços.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido