Cavaleiro Andante
Alô, alô senhora câmara....
A reunião de câmara de Abrantes, de 31 de Março, foi realizada em sistema de videoconferência, com o presidente e quatro vereadores na sala habitual de reuniões e o vice-presidente e um vereador, cada qual no seu gabinete. O Cavaleiro Andante regista mas lembra que, sendo as reuniões públicas, era bom que fossem transmitidas online e que quem quisesse se pudesse ligar também e usar da palavra, no período destinado ao público. Com tanta gente confinada em casa era uma boa oportunidade para tentar aproximar mais os cidadãos da política. E até podia ser feita uma votação online para as melhores intervenções com recurso a um sistema de likes, por exemplo.
Cavaleiro Andante | 07-04-2020
Se é para animar... então animem lá, se faz favor
O pároco de Alcanede, António Vicente, enviou através do Whatsapp, um vídeo com uma mensagem de esperança e de ânimo, repetida por vários padres, entre os quais o conhecido José Luís Borga. O Cavaleiro Andantes saúda a iniciativa mas lamenta que a oportunidade não tenha sido melhor aproveitada. Bastaria que cada um dos participantes, em vez de dizer a frase cantasse um pouco de uma canção do padre Borga, “Põe a mão na mão do meu Senhor”, por exemplo, com uma letra adaptada a estes tempos, que poderia ser: “Põe na mão, muito sabão/ E esfrega bem/ Manda esse tal vírus moderno/ Para o inferno... era mais animado ou não era?.
Cavaleiro Andante | 06-04-2020
Mantenham-se longe das redes... e usem tripla protecção!!
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, Vasco Casimiro, passou-se quando viu nas redes sociais pessoas a defender que os nomes dos infectados com a Covid-19 deveriam ser tornados públicos e perguntou aos defensores de tal medida se queriam sinalizar as casas com a marca ‘aqui há corona’ ou divulgar as fotografias de quem estivesse infectado? E uma reacção semelhante teve o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro. O Cavaleiro Andante compreende a indignação dos autarcas, mas estranha que estejam a dar tanta importância ao caso. Será que ignoram que as redes sociais estão infectadas há muito tempo com o vírus... da idiotice?.
Cavaleiro Andante | 05-04-2020
Coronodiet??!!
Uma das consequências da imposição do afastamento social por causa do coronavírus é o fim de almoços, lanches e jantares, que eram normalmente servidos nas inúmeras cerimónias para as quais eram convidados os presidentes de câmara da região. Graças a isso, o Cavaleiro Andante acredita que, lá para o Verão, iremos ter uma classe política, politicamente igual ao que é, mas... mais magra!.
Cavaleiro Andante | 04-04-2020
Santarém já pode dormir descansada
O antigo director distrital da Segurança Social, o socialista José Brilhante, que nos últimos anos andou afastado da política activa por vicissitudes várias, está a atravessar uma fase de grande frenesim e exposição pública. Exemplos disso são o lançamento de uma autobiografia e inúmeras publicações nas redes sociais, tendo numa delas anunciado ao mundo que “agora que Portugal vive um tempo de unidade nacional e de crise” tomou a “decisão difícil” de ajudar Santarém, candidatando-se à presidência da União de Freguesias da Cidade. Santarém já pode dormir descansada....
Cavaleiro Andante | 03-04-2020
E que tal uma reza?
Em Fevereiro de 2005, a meio de uma grave situação de seca, o então Bispo da Diocese de Santarém, D. Manuel Pelino, enviou às paróquias uma missiva exortando a que fosse feita uma reza a pedir chuva e divulgou a oração recomendada, coligida pelo Sr. Padre Onofre. É verdade que cada Bispo tem a sua forma de agir, mas não seria altura de o actual Bispo, D. José Traquina, mandar os párocos rezarem, pela Internet, claro, uma oração pedindo a Deus a liquidação deste coronavírus do Diabo??.
Cavaleiro Andante | 01-04-2020