uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas de Santarém suspende tarifas para apoiar IPSS e pequenas empresas 
Teresa Ferreira, administradora executiva da empresa municipal Águas de Santarém

Águas de Santarém suspende tarifas para apoiar IPSS e pequenas empresas 

Empresa municipal adoptou medidas adicionais no âmbito da pandemia da covid-19. Estas isenções envolvem valores na ordem dos 400 mil euros. Os prazos de pagamento de todas as facturas de água vão também ser prorrogados e sem aplicação de juros.

A empresa municipal Águas de Santarém adoptou na segunda-feira, 30 de Março, medidas de apoio a instituições e empresas para ajudar a mitigar os efeitos do combate à pandemia da Covid-19. As tarifas fixas e variáveis do fornecimento de água, cobradas pela Águas de Santarém, vão ser suspensas para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, sucedendo o mesmo com as tarifas fixas (água + saneamento + resíduos sólidos urbanos) para as pequenas empresas de comércio e serviços. Os prazos de pagamento de todas as facturas de água vão também ser prorrogados e sem lugar a pagamento de juros. Estas isenções envolvem valores estimados na ordem dos 400 mil euros.
“Nesta luta pela sobrevivência ao ‘monstro microscópico’ desconhecido, coronavírus, a Águas de Santarém tem conseguido encontrar soluções que têm permitido a continuidade do serviço, minimizando também a exposição e eventual propagação do vírus aos seus colaboradores tão essenciais ao processo de abastecimento de água e recolha e tratamento de águas residuais”, diz a empresa em comunicado assinado pela administradora Teresa Ferreira. A empresa lembra ainda que tem disponível um tarifário social direccionado às famílias mais desfavorecidas
Rendas suspensas ou prorrogadas
Na segunda-feira, 30 de Março, a Câmara de Santarém também adoptou medidas adicionais de apoio à comunidade, suspendendo o pagamento das rendas de todos os estabelecimentos comerciais em espaços municipais que se encontrem encerrados, bem como a cobrança de todas as taxas relativas à ocupação de espaço público.
Em comunicado, o município afirma que uniformizou as medidas “o mais possível com as adoptadas pelos municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo”, pelo que decidiu prolongar os prazos de pagamento das rendas da habitação social relativas aos meses de Março, Abril, Maio e Junho, “com os pagamentos a poderem ser efectuados até 31 de Dezembro de 2020, sem que haja lugar à cobrança de juros”.
As inumações nos óbitos pela Covid-19 ficam com as taxas cemiteriais suspensas, admitindo o executivo liderado por Ricardo Gonçalves reforçar as medidas já adoptadas, caso se verifique ser necessário.

Águas de Santarém suspende tarifas para apoiar IPSS e pequenas empresas 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido