uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Concurso para obras de saneamento básico em Cabeça das Mós

Empreitada no concelho do Sardoal vai ter investimento previsto de mais de 800 mil euros.

O concurso público para adjudicação da obra de beneficiação do Sistema de Drenagem de Águas Residuais (SAR) de Cabeça das Mós, concelho do Sardoal, já foi publicado em Diário da República. É um investimento que tem um valor base de 821.678,61 euros e tem um prazo de execução de um ano. O procedimento foi feito pela empresa intermunicipal Tejo Ambiente, que vai gerir os sistemas de abastecimento de água e saneamento básico nos concelhos de Tomar, Ourém, Sardoal, Mação, Vila Nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere.
A intervenção vai ter 85% de financiamento do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e a componente nacional é de cerca de 123 mil euros. O projecto resulta de uma candidatura que a Câmara do Sardoal apresentou ao POSEUR no valor de cerca de dois milhões de euros para cinco intervenções a realizar no concelho. São elas a reformulação do sistema de adução à localidade de São Simão; a reformulação do sistema de adução à localidade de Valhascos; a remodelação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Panascos e a remodelação e beneficiação da ETAR de Vale das Onegas.
O presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, disse que a Tejo Ambiente avançou agora com os procedimentos considerados prioritários nos seis concelhos que integram a empresa intermunicipal e os restantes projectos aguardam uma segunda fase. A empreitada de beneficiação do Sistema de Drenagem de Águas Residuais contempla a construção de um colector de esgotos e de uma conduta elevatória a ser colocada na zona norte da aldeia.
“Cabeça das Mós tem duas ETAR e o município pretende anular uma delas e construir uma nova com mais capacidade. Depois o sistema vai bombear de uma zona de Cabeça das Mós para a nova ETAR. O que queremos é encerrar a zona norte de Cabeça das Mós com o esgoto e praticamente toda a aldeia vai ficar beneficiada”, explicou Miguel Borges.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido